12 Dez

CENTRO DE PORTUGAL

Portugal encontra-se dividido administrativamente em 18 distritos, mais 2 regiões autónomas que formam os arquipélagos dos Açores e Madeira.     

O país apresenta uma paisagem diversificada, das planícies alentejanas até ás praias, das principais cidades de distrito até ás aldeias históricas, aos monumentos nacionais, aos parques naturais, à gastronomia e ás tradições de cada região.

Neste artigo vamos dar-lhe a conhecer 15 destinos dentro da zona CENTRO DE PORTUGAL englobando os distritos: Guarda, Castelo Branco, Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria e parte de Santarém.

Mapa da região centro de Portugal

 

1) Arte Rupestre do Vale do Côa – Distrito da Guarda

Os locais de arte rupestre do Vale do Côa situam-se esseencialmente ao longo das margens do rio Côa no município de Vila Nova de Foz Côa.

Forma uma rara concentração de arte rupestre composta por gravuras de pedra datadas do Paleolítico Superior (22 000–10 000 a.C.), constituindo o mais antigo registo de actividade humana de gravação existente no mundo.

Gravura Rupestre de Foz Côa

 

2) Serra da Estrela- Distrito da Guarda

Nome dado à cadeia montanhosa e à serra onde se encontram as maiores altitudes de Portugal Continental.  Faz parte da mais vasta cordilheira denominada sistema central montanhoso de Montejunto-Estrela. A serra da Estrela é uma zona de paisagem integrada no Parque Natural da Serra da Estrela sendo a maior área protegida em solo português.

Serra da Estrela

 

3) Guarda (Sé Catedral)– Distrito da Guarda

Fundada no século XII pelo segundo rei de Portugal, D. Sancho I, Guarda insere-se na paisagem montanhosa da Serra da Estrela e é considerada a cidade mais elevada do país, impondo-se a uma impressionante altura de 1060 metros.

Percorra as ruas da Praça Velha, a Torre dos Ferreiros, a Judiaria ou a Sé Catedral na Guarda.

Sé Catedral da Guarda

 

4) Aldeias Históricas de Portugal– Distrito da Guarda

Visitar as aldeias históricas é aventurar-se na descoberta da história, cultura, religião, arquitectura e na gastronomia regional.

Conheça as aldeias históricas de Piodão, Monsanto, Almeida, Castelo Rodrigo, Sortelha, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva e Trancoso.

Localização das aldeias históricas

 

Atravesse as várias vilas e aldeias históricas com os seus castelos, desde Belmonte ao Sabugal, passando pela Sortelha.

Trancoso

 

Belmonte

 

Sortelha

 

Por entre vales e planaltos visite Almeida, uma das mais imponentes fortalezas da Europa.

Almeida

 

Para mais informações acerca do distrito da Guarda, consulte aqui.

 

Ainda nas aldeias históricas de Portugal, e já no distrito de Coimbra conheça a bela aldeia com as suas casas de xisto situada no Piodão.

Piodão

 

5) Coimbra (Universidade)– Distrito de Coimbra

Distrito de Coimbra

 

Na cidade de Coimbra conheça uma das mais antigas Universidades da Europa. Foi fundada em 1290 em Lisboa. Mais tarde, em 1537 foi transferida em definitivo para Coimbra. Na Universidade destacam-se os principais locais:

Porta Férrea e a Torre– Entrada nobre no Pátio da Universidade  (datado de 1634). A Torre histórica com os seus 34 metros de altura é uma das referências;

Biblioteca Joanina– De estilo barroco, construída em 1717 no reinado de D.João V. Salas com paredes cobertas de estantes, em madeiras exóticas de grande beleza;

Capela de São Miguel– Em estilo manuelino surgiu em 1522. Os azulejos da Capela-Mor, o Orgão Barroco, ou o Lampadário de Prata são algumas obras-primas que poderá visualizar no local;

Sala dos Capelos– Foi antiga sala do trono e actualmente é o palco das mais importantes cerimónias académicas.

Prisão Académica- É a única cadeia medieval subsistente em Portugal.

Museu Académico- Colecção de trajes académicos e objectos ligados à história e vida académica.

Universidade de Coimbra

 

Para mais informações acerca do distrito de Coimbra, consulte aqui.

Para mais informações acerca da cidade de Coimbra, consulte aqui.

 

6) Tomar (Convento de Cristo)– Distrito de Santarém

Distrito de Santarém

 

Convento de Cristo é o nome pelo qual é geralmente conhecido o conjunto monumental constituído pelo Castelo Templário de Tomar, o convento da Ordem de Cristo da época do Renascimento, a cerca conventual, hoje conhecida por Mata dos Sete Montes, a Ermida da Imaculada Conceição e o aqueduto conventual, também conhecido por Aqueduto dos Pegões. O castelo teve a sua fundação em 1160 e compreendia a vila murada, o terreiro e a casa militar situada entre a casa do Mestre, a Alcáçova, e o oratório dos cavaleiros, em rotunda, a Charola, esta concluída em 1190.

Convento de Cristo de Tomar

 

Para mais informações acerca do distrito de Santarém, consulte aqui.

 

7) Mosteiro de Alcobaça – Distrito de Leiria

Distrito de Leiria

 

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, também conhecido como Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça ou mais simplesmente como Mosteiro de Alcobaça, é a primeira obra plenamente gótica erguida em solo português.

Mosteiro de Alcobaça

 

8) Mosteiro da Batalha– Distrito de Leiria

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória situa-se na Batalha, Portugal, e foi mandado edificar em 1386 por D.João I de Portugal como agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota.

Mosteiro da Batalha

 

9) Óbidos– Distrito de Leiria

A vila de Óbidos com o seu castelo e cerca medieval é uma das mais belas e visitadas no país. Faz parte da região oeste próximo das cidades das Caldas da Rainha a norte, a sul pelo Bombarral, a sudoeste pela Lourinhã, a oeste por Peniche e noroeste pelo litoral.

Óbidos

 

10) Berlengas (Peniche)- Distrito de Leiria

O arquipélago das Berlengas é composto por ilhas graníticas no oceano atlântico a oeste do Cabo Carvoeiro na região de Peniche. A Reserva Natural das Berlengas é considerada Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO desde 30 de Junho de 2011.

Berlengas- Peniche

 

Para mais informações acerca do distrito de Leiria, consulte aqui.

 

11) Castelo de Almourol (Vila Nova da Barquinha)– Distrito de Santarém

Distrito de Santarém

 

O castelo de Almourol, está situado numa pequena ilha que já era habitada no tempo da ocupação romana da península, a partir do século VIII, foi ocupada pelos muçulmanos, que a terão conquistado aos visigodos.  No âmbito da reconquista cristã da Península Ibérica, Almourol foi conquistado por D. Afonso Henriques, em 1129, que o entregou à Ordem do Templo. Esta ordem é responsável pela reconstrução do castelo, conferindo-lhe as características das fortificações templárias.

Castelo de Almourol

 

12) Santuário de Fátima– Distrito de Santarém

O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, localizado na Cova da Iria, freguesia de Fátima, é um dos mais importantes santuários marianos do mundo.

De Maio a Outubro ocorrem Peregrinações Aniversárias, com celebrações realizadas no Recinto de Oração do Santuário de Fátima, na noite do dia 12 e na manhã do dia 13.

Santuário de Fátima

 

Para mais informações acerca do distrito de Santarém, consulte aqui.

 

13) Viseu – Distrito de Viseu

Distrito de Viseu

 

Visite o centro da  cidade de Viseu percorrendo a pé a praça central do Rossio, a Rua Direita e suas envolventes.

A não perder: Igreja dos Terceiros (centro da cidade, datando da segunda metade do século XVIII); Porta do Soar ou de São Francisco (parte da antiga muralha de Viseu); Adro da Sé (Catedral e Igreja da Misericórdia); Casa do Miradouro (Fachada Renascentista do Séc. XVI); Porta dos Cavaleiros (Parte da antiga muralha de Viseu constituída por 12 portas); Cava de Viriato (antigo acampamento Romano); Janela Manuelina (rua D. Duarte e Direita) e museu Grão Vasco.

Cidade de Viseu

 

Para mais informações acerca do distrito de Viseu, consulte aqui.

 

14) Buçaco – Distrito de Aveiro

Distrito de Aveiro

 

A Serra do Buçaco, em tempos foi também chamada serra de Alcoba com os seus 550 metros de altitude, abrange os concelhos daMealhada, Mortágua, Penacova e na sua extensão contém a Mata Nacional do Buçaco (Mealhada).

Mata Nacional do Buçaco e palácio

 

15) Aveiro – Distrito de Aveiro

Fica situada a cerca de 55 km a noroeste de  Coimbra e a cerca de 70 km a sul do Porto, sendo a principal cidade da sub-região do Baixo-Vouga.

Conheça a fantástica cidade de Aveiro e passeie de barco pela ria nos famosos moliceiros.

Cidade de Aveiro e seus moliceiros

Para mais informações acerca do distrito de Aveiro, consulte aqui.

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

redHotel com Piscina Interior redHotel de Luxo redPousada redTermas e SPA redTurismo Rural