27 Abr

MONDIM DE BASTO- MONTANHA DE EMOÇÕES

Vila e sede de concelho pertencente ao distrito de Vila Real, Mondim de Basto, situado entre a região do Minho e Trás-os-Montes, a 389Kms de Lisboa e apenas 89Kms do Porto.

 

Distrito de Vila Real

Parque Natural do Alvão- Região de Mondim de Basto

 

A Casa da Câmara Municipal, os edifícios setecentistas, a Igreja Matriz, as Capelas de Mondim de Basto, e o Santuário da Senhora da Graça são alguns dos monumentos a descobrir.

O Parque Natural do Alvão é bastante rico em biodiversidade e poderá conhecer as famosas Fisgas de Ermelo, ou as cascatas de Bilhó.

Distrito Vila Real- Portugal

Parque Natural do Alvão

 

É uma região que proporciona o lazer e o conhecimento dos valores paisagísticos, humanos e ambientais.

Mondim de Basto- Portugal

Espigueiros na aldeia de Travassos- Mondim de Basto

 

Na área poderá conhecer uma das mais importantes áreas protegidas de Portugal – o Parque Natural do Alvão.

O rio Tâmega, permite deslumbrar magnificas paisagens ou a prática de desportos aquáticos.

Parque Natural do Alvão

 

Pontos de interesse…

O Monte Farinha (ou Monte da Graça), com o Santuário da Senhora da Graça no seu topo, fica situado a cerca de 1000 metros de altitude, considerado o local religioso mais importante da região. O Santuário dista 13 km da vila de Mondim de Basto.

Construído em 1775 em granito, tem 3 importantes festividades. No último domingo de Maio a Ascensão, a 25 de Junho a Romaria de Santiago (que coincide com as Festas do Concelho – data de feriado local) e no primeiro Domingo de Setembro com a Peregrinação.

Monte Farinha

Santuário da Senhora da Graça- Mondim de Basto

 

Mondim de Basto

Interior do Santuário da Senhora da Graça

 

Mondim de Basto- Portugal

Topo do Santuário da Senhora da Graça- Cerca de 1.000 metros de altitude

 

Castro do Castroeiro é um local arqueológico que tem presente estruturas e arte rupestre dentro do Castro, formando um conjunto de grande importância histórica. Situado numa pequena elevação, no lugar de Campos (Mondim de Basto) próximo da Senhora da Graça, possui diversas estruturas que remontam à idade do Ferro, em meados do século IV A.C., entre outras épocas diversas, identificavéis pelas construções circulares ou rectangulares presentes.

Portugal

Castro do Castroeiro- Mondim de Basto

 

Mondim de Basto- Portugal

Construções circulares em Castro do Castroeiro

 

Mondim de Basto- Portugal

Área do Complexo Habitacional de Castro Castroeiro

 

Quedas Água do Bilhó (ou Cascatas do Bilhó) do Rio Cabrão, fazem parte da beleza natural da região e que merecem uma visita.

Trata-se de um rio de montanha, que ao longo de 10kms oferece atractivos para banhos ou outras actividades como exemplo, o canoying.

Portugal

Quedas Água do Bilhó- Mondim de Basto

 

Mondim de Basto- Portugal

Quedas Água do Bilhó no Rio Cabrão

 

O Parque Natural do Alvão possui o espectacular conjunto de cascatas no rio Olo, em que este vence um desnível de 200 metros, designado por Fisgas de Ermelo.

Ricas em biodiversidade, as Fisgas de Ermelo possuem um enorme valor patrimonial e científico. Tanto pelas várias espécies presentes como pela marca de fósseis existentes ainda nas rochas, as mesmas têm grande procura no que toca ao turismo natural.

Portugal

Fisgas de Ermelo

 

Classificadas como uma das maiores quedas de água existentes na Europa, o nome popular dado ao Rio Olo, surgiu da fracturação das rochas com cerca de 480 milhões de anos. Estas permitiram que o rio se tenha “enfisgado” entre elas. O fenómeno bélico deu origem à mais bela e ilustre cascata portuguesa.

 

As “piocas”, nome dado às lagoas naturais de águas cristalinas e puras que se encontram durante a queda de água, são um convite irrecusável para os banhistas.

Mondim de Basto- Vila Real- Portugal

Lagoa natural em Ermelo

 

O acesso para Fisgas de Ermelo poderá ser realizado a partir de Mondim de Basto, em direcção a Lamas de Olo na região de Ermelo.

Poderá ainda contemplar a paisagem através do miradouro das Fisgas de Ermelo, situado a 600 metros de altitude.

Este, e outros 10 miradouros fazem parte da Rota dos Miradouros, em toda a envolvente em redor de Mondim de Basto.

Mondim de Basto- Portugal

Fisgas de Ermelo- Mondim de Basto

 

No Núcleo Histórico de Mondim de Basto, no centro da vila, situam-se casas de granito setecentistas, casas senhorais, jardim, praça e capelas centenárias.

Mondim de Basto- Portugal

Casa senhoral setecentista no centro histórico de Mondim de Basto

 

No espaço do actual Largo 9 de Abril ergue-se o Monumento aos Mortos da I Guerra Mundial, em homenagem aos mártires do concelho de Mondim de Basto, sacrificados na batalha de La Lys, em 9 de Abril de 1918.

Mondim de Basto- Portugal

Monumento aos Mortos da I Guerra Mundial, no Largo 9 de Abril em Mondim de Basto

 

No centro histórico da vila destaque para a Capela de Santa Quitéria (século XVIII) junto do espaço da Câmara Municipal, e a Capela do Senhor construída no final do século XVI.

A Capela do Senhor de estrutura Românica (em granito), conserva importantes frescos com a representação de S. Francisco e S. Cristovão, datados de 1588.

Mondim de Basto- Portugal

Capela do Senhor no núcleo histórico de Mondim de Basto

 

Destaque ainda para o seu tecto com pinturas alusivas ao Antigo Testamento, e o pavimento que possui diversas sepulturas com molduras em granito e tampas em madeira.

Mondim de Basto- Portugal

Interior da Capela do Senhor em Mondim de Basto

 

Na gastronomia destaque para o cabrito assado com arroz de forno e a carne maronesa com denominação de origem protegida (DOP) e os Milhos Ricos a acompanhar. Na doçaria são referência o Pão-de-Ló Húmido (Bolinhol), as cavacas e as galhofas. Do vale do rio Tâmega, surgerimos o belo Vinho Verde de Mondim, branco ou tinto.

Portugal

Gado Maronês na aldeia de Travassos em Mondim de Basto

 

Gastronomia de Mondim de Basto

Milhos Ricos de Mondim de Basto

 

Portugal

Gastronomia regional de Mondim de Basto

 

Mondim de Basto- Portugal

Vinho Verde da Região de Mondim de Basto

 

Um excelente destino rico em história, belas paisagens naturais e óptima gastronomia!

Mondim de Basto- Portugal

Agua Hotels – Mondim de Basto

 

Não deixe ainda de visitar/conhecer… AMARANTE

Situada a apenas 30Kms a sul de Mondim, oocupa uma posição de destaque na região Douro-Tâmega, depende administrativamente do distrito do Porto. A economia da região baseia-se na indústria da madeira e derivados, e vitivinícola, sendo um importante centro de produção do vinho verde.

A Igreja de São Gonçalo é o monumento de destaque em Amarante. Foi fundada em 1540, tendo a sua edificação terminado em 1620, nele estando patente diversas épocas construtivas. A ponte sobre o Tâmega (finais do século XVIII); o conjunto megalítico da Abogalheira (um dos mais completos e importantes da Península Ibérica); o Convento de Santa Clara (século XIII) e a Igreja de Santo André de Telões estão entre os monumentos a conhecer na região de Amarante.

Amarante é rica em doçaria sendo famosas as Brisas do Tâmega, o Bolo de São Gonçalo, os Casadinhos, as Cavacas e Galhofas, as Barrigas de Freira, as Lérias, ou os Papos de Anjo.

Portugal

Amarante

 

ALOJAMENTO » ver aqui.

 

Viagem realizada por João Almeida a convite do Turismo do Porto e Norte de Portugal- Abril 2018.

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural