18 Nov

ILHA DA MADEIRA

DICAS DOS AMANTES DE VIAGENS

A melhor informação sobre destinos é aquela que todos os dias são partilhados no nosso grupo de facebook AMANTES DE VIAGENS. Aqui encontra alguma informação útil dos membros, para preparar a sua próxima viagem!

 

Vamos ajudá-lo no planeamento da sua viagem até… ILHA DA MADEIRA

 

O arquipélago da Madeira é constituído pelas ilhas da Madeira, Porto Santo, ilhas Selvagens e Desertas.

Na principal ilha, da Madeira, tem diversos atractivos a conhecer: igrejas, museus, jardins, diversos miradouros, compras de artesanato regional, entre outras sugestões que lhe são apresentadas de seguida.

Ilha da Madeira

Ilha da Madeira

 

 #38 ILHA DA MADEIRA

Rodrigo Francisco: A nossa Fabulosa “Pérola do Atlântico” 🙂 … Fauna, Flora, Paisagens Deslumbrantes, Clima Fantástico, Gentes Maravilhosas, Gastronomia deliciosa…Madeira é… visitar e ficar com eterna vontade de voltar”

 

ROTEIROS

Questão» Ana Cosme: Vou deslocar-me à Madeira por 3 dias, o que não devo perder? Estou a pensar em alugar carro, mas pedem cartão de crédito, alguém me sabe informar de alguma que não exija?”

Mónica Graça:  Costumo alugar com a Rent Car Futuro. Entregam no hotel e o valor já inclui todos os seguros pelo que nunca me pediram cartão de crédito.

Piluxa Pires: Eu acho lindo o miradouro de Cabo Girão e Porto Moniz! Apanhar o teleférico na zona velha do Funchal e visitar o Monte Palace também é um passeio muito bonito. Se gostar de caminhadas na natureza, aconselho fazer uma levada, podemos ver coisas lindas ai – posso sugerir a levada do Rabaçal e as 25 Fontes! 

Ana Cosme: Obrigada por todas as sugestões. Essa levada demora quanto tempo a andar ?

Piluxa Pires:  Será programa para um dia inteiro, embora possam fazer pausas. Eu fiz a das 25 fontes em grupo e tive que seguir as indicações; a do Rabaçal como era só um casal, levaram-nos no inicio do percurso e ficamos com um walkie talkie e fomos a nossa maneira, foi top!”

Leandro Cardoso:  Olhe, passe no Paúl do Mar, e tome um Mojito fantástico no Maktub Paul do Mar, certamente que vai gostar do bar….

Isabel Malta: Chega lá e aluga um carro no aeroporto. Se não aluga no Funchal. Boa viagem

Sandra Florença:  O que não perder é uma questão difícil de responder!!! Bem… para beber poncha, para comer-espetada, peixe espada eu adoro o filete, lapas, polvo, bem todo o tipo de peixe e marisco fica bem servida!!! Milho frito para acompanhar!!! Para visitar adoro o Porto Moniz, Calheta sem dúvida, tente fazer a volta a ilha se vai alugar carro da para fazer perfeitamente, vai pelos túneis e poupa tempo, porque se for todo o percurso pela estrada antiga vai perder imenso tempo e fica muito por ver!!!

Sergio Dias:  Porto Moniz e a descida dos cestos

Raquel Antunes:  Visite o Curral das Freiras e Porto Moniz. Mas há lá tantas coisas bonitas que vai querer ir mais vezes! Boa viagem!

Gregorio Pedro: O cartão de crédito tem que ser do condutor para ativar a caução, normalmente de mil euros. Comigo tem corrido sempre bem.A reserva pode ser feita antes de viajar , quando chegar ao aeroporto levanta o pópó. Muna-se de um mapa da região e peça a opinião ao funcionário da agência de aluguer de automóveis. Boa viagem e desfrute de uma das mais belas obras da natureza.Visite as grutas de S.Vicente.

Carlos Oliveira:  Há uma levada q adorei a do caldeirão verde. Não é mto comentada no meio turístico e ainda bem. E depois tens a do pico q é tb uma experiência única”

Patrícia Cid:  Não alugue carro. A Madeira está muito bem servida de autocarros pra todos os locais turísticos e não paga muito.

Karla Sophia Cananão:  Porto moniz, os cestos de vime, a petisqueira chique da cidade,o mercado. É tudo lindo

Ilha da Madeira

Santana- Ilha da Madeira

 

Questão» Fabio Dias: Ajuda sff! Roteiro Madeira 3 Dias. Sítios a não perder. Irei alugar carro para facilidade de deslocação.”

Marisa Maganinho:  Em 3 dias consegue ver o principal e comer em bons restaurantes . Eu na altura meti na net roteiro Madeira e apareceu-me um para dar a volta toda a ilha … e foi muito bom . 
Já não me consigo lembrar-me de tudo e também não me recordo da ordem . Mas visitamos Câmara dos Lobos, Porto Moniz, vários picos que tem vistas lindas. Curral das freiras ( visto de cima , para mim foi das melhores vistas ). Ponta do Pargo, Paul do Mar, Santana …o mercado dos Lavradores Mas para preparar melhor tendo em conta os seus gostos procure o mapa da Madeira e cá fazendo o roteiro pesquisando na net , e assim preparar já os dias, onde começar, onde retomar no dia seguinte :)”

Marisa Maganinho:  Tem também a baixa da Madeira que é acolhedora e tem jardins lindos. E o jardim botânico que não consegui visitar . Ha imensas atividades mais aventureiras que poderíamos ter feito mas como queríamos visitar toda a ilha não o fizemos mas se quiser apostar nisso vale bem a pena”

Sónia Queirós:  A não perder Santana, porto Moniz, corral das freiras, o centro de funchal, pico do areeiro…. E o jantar típico de lá que é uma animação… Em três dias consegue ver o mais bonito…

Ana Sofia:  No primeiro dia compramos um bilhete de autocarro de 1dia. Fomos ao mercado dos lavradores (comer bananas e bolo da madeira), apanhamos o autocarro para ir para o jardim botânico. Daqui apanhamos o teleférico para o monte e descemos nos carrinhos de verga. Voltei ao centro de autocarro. No dia seguinte já com carro fizemos a parte esquerda da ilha (ribeira grande, camara de lobos, porto moniz….) no outro dia fizemos a parte direita (santana, …..). Levamos sempre almoco (sandes e afins) por todas as estradas há parques de merendas para se parar. Foi muito bom. Só nao descemos ao curral das freiras.

 

Sandra Mucha Laiginhas:

 Itinerário 1 – FUNCHAL 
Visite o centro do Funchal, percorrendo a Estrada Monumental até à Rotunda do Infante.
Mercado dos Lavradores- Visite o principal mercado do Funchal.
Jardim Botânico- Desfrute da bonita panorâmica sobre a baía do Funchal e das inúmeras espécies de plantas.
Visite ainda, uma fábrica de bordados próxima e prove os vinhos da Madeira.
Jardim Tropical Monte Palace- Inúmeras espécies de plantas de todo o mundo, lagos, fontes, jardins orientais e painéis de azulejos antigos.
Refeições – tapas na taberna dos petiscos ( prego no pão do caco )
Visitar zona lido -doca do cavacas
Vista panorâmica nocturna do Funchal


Itinerário 2–  EIRA DO SERRADO

Siga em direcção ao Pico dos Barcelos para observar a bela paisagem panorâmica da cidade.
Eira do Serrado- Após o Pico dos Barcelos, continue até a este miradouro situado a 1094 m de altitude.
Curral das Freiras- Conheça a vila edificada sobre a plataforma de um extinto vulcão.
Refeição -restaurante sabores do curral
Monte- Faça uma descida nos típicos carros em cestos de vime até ao Livramento.
Câmara de Lobos- Ilha da Madeira

Itinerário 3– PORTO MONIZ

Siga em direcção a Porto Moniz situada a Noroeste.
Refeição -Horca
Visite no caminho Câmara de Lobos e o Cabo Girão (segundo promontório mais alto do mundo).
Refeição no estreito da câmara de lobos santo antonio ou Restaurante vides. Espetadas
Continue pela costa sul, passando pela Ponta do Sol, ( houve as cheias) subindo depois até ao Paul da Serra (situado a 1400m de altitude).
Chegue a Porto Moniz, junto à beira-mar. Conheça as piscinas naturais.
Siga pelo interior da ilha até São Vicente, e já no regresso ao Funchal.
Em Chão de Louros visite uma das mais importantes áreas florestais da Laurissilva.
Antes do Funchal, passeie pela Encumeada e Serra D’Água.
Pico Ruivo

Itinerário 4- CAMACHA/SANTANA

Siga pela estrada que o levará até à Camacha.
Diriga-se até ao centro da ilha, ao Pico do Arieiro. Este é o ponto mais alto da ilha (1810m de altitude).
Desça até Ribeiro Frio e visite um viveiro de trutas além dos jardins em redor.
Continue até Santana com as suas casas típicas.
No regresso ao Funchal admire as freguesias do Faial, Porto da Cruz e Machico.
Casas típicas de Santana”

Câmara de Lobos - Ilha da Madeira

Câmara de Lobos – Ilha da Madeira

 

Questão» Celia Marlene Dias:olá pessoal estou pensar ir madeira o que não devo perder mesmo !!”

Isa Lopes:  A Madeira é fantástica! Há muitos locais para conhecer…não pode deixar de experimentar a espetada e a poncha”

Nuno Xavier:  A madeira é um paraíso,depende mto de quanto tempo vai ficar… para além da gastronomia conhecida por todos,não deve perder cabo Girão,porto Moniz,um dia para o funchal e fazer uma levada…mtas à escolha…a ilha tem mto para ver,alguma dúvida pergunte,um paraíso que tem mto para apreciar…tudo depende do tempo de férias!

Sónia Queirós:  Pico do areeiro, porto Moniz, funchal centro e claro as casas típicas em Santana… Vai adorar e linda.

Fátima Coutinho:  Mercado dos lavradores, cabo girao jardim botânico, porto moniz, santana, pico do areeiro muitos sítio lindos…Gastronomia as espetadas bolo do caco e poncha…

Maria Rosario Nbrg:  Porto Moniz , Seixal , farol Ponta do Pargo, Cabo Girão, miradouro Pico do Facho Machico,parque temático em Santana, praia da Ribeira do Faial, subir de teleférico ao Monte, Jardins tropicais no monte , mercado do Funchal…. Enfim depende do tempo… Subir o campanário da igreja do colégio, etc… Etc

Daniela Melita Mendes:  Estou neste momento no Funchal. 
Aconselho o restaurante Só espeto a caminho do aeroporto.
Hotel orquídea, central e muito em conta. Cabo girão, fazer uma levada e ir beber uma poncha a camera de lobos. Jantar tb em camera de lobos no restaurante deserta pequena.”

Mercado dos Lavradores do Funchal- Ilha da Madeira

Mercado dos Lavradores do Funchal- Ilha da Madeira

 

ALOJAMENTO

Questão» Rúben Alexandre: Quero ir uns dias a Madeira. E queria ficar no centro de Funchal. O que aconselham por aqui?”

Rita Pereira:  Aluga carro, vale muito a pena e dá para visitar toda a ilha em 3/4 dias”

António Correia Fernandes:  Hotel Funchal. Mais central não há.

Florinda Alves:  Olá boa noite . The wine lodges, são apartamentos mesmo no centro do Funchal , já passei lá uma semana , e vou voltar agora em dezembro! Espectacular

Rita Pereira:  Eu fiquei no hotel Jardins da Ajuda, mesmo à frente do Forum do Funchal, muito central e não é caro

Ana Sofia:  Fiquei no hotel estrelicia, no lido. Gostei. Apanhávamos o autocarro é rápido”

Fatima Machado Martins:  veja as promoções nas Agencias de Viagem. Muitas vezes fica mais barato.”

Teresa Nascimento:  Hotel Madeira: centralíssimo. Dispensa qualquer transporte.

Marina Amaro Nunes Costa:  Há um Hostel, Santa Maria, mt giro na zona velha do Funchal

Berta Montenegro:  Hotel do Centro, Orquídea, barato e central.

Porto Santo

Porto Santo

 

RESTAURANTES

Questão» Iris Alves: Sugestões de restaurantes top , onde se possa conhecer a gastronomia da MADEIRA no seu pleno a bom preço! 🙂 Principalmente em porto Moniz e Funchal, outras sugestões serão bem-vindas, obrigada.”

Fátima Lagarto:  Em Porto Moniz tem um restaurante mesmo por cima das piscinas que entre outas iguarias servem umas lapas fabulosas. No funchal tem muitos sítios onde pode comer bem mas existe uma rua perto do forte cheia de bons restaurantes.

Sandra Sobral:  Eu adorei a sopa de peixe do restaurante a Orca…. Em Porto Moniz.

Fátima Lagarto: visite o rest. Santo António em Camara de Lobos/Funchal. Se puder visite o Curral das Freiras para sentir um pouco a diferenca da paisagem/clima.

Mónica Graça:  Eu gosto muito de ir numa esplanada na Ponta do Sol. Na esplanada servem os vários petiscos da ilha e se pretender eles tem junto um restaurante para refeições que se chama a Lareira. Eu tive azar no dia em que fui ao restaurante que a Fátima referiu. A comida não prestava e o meu marido acabou mesmo por ficar doente. Mas de uma forma geral vai comer sempre muito bem.

Daniela Correia: Existe um restaurante bem em conta, no caniço. Chama se La Terraça…foi onde comi o melhor filete de espada c banana! Recomendo mesmo!

Marco Marques:  Restaurante Londres, no centro do Funchal.

Ricardo Monteiro da Silva:  Espetada no Lagar….

Odilia Mieiro:  Estenda a sua viagem até ao Caniçal no extremo Este da Madeira, e para além de visitar a bela vil piscatória, vá a um restaurante chamado Muralhas e delicie-se com iguarias tipicas da gastronomia Madeirense a excelentes preços.

Teresa Encarnação:  Restaurante “o avô” é espetacular, típico, pequeno e acolhedor!! No Funchal!! Tem uma enorme coleção de cachecóis!! A decoração está muito engraçada e o pessoal é de uma simpatia e simplicidade maravilhosas

Ana Rita Martins:  Santo António – espetadas. Cachalote, Porto Moniz – arroz de lapas. Foi lá que nos deram a provar o bolo de mel da padaria velha. O melhor bolo de mel da Madeira. Resultado: fomos de propósito a são vicente abastecer 🙂 O colmo, Santana – comida regional. Tem uma casinha de santana à porta”

Lúcia Monteiro:  Restaurante As Vides, em Câmara de Lobos, origem das espetadas em pau de louro!

José Xavier: Afaste se da zona velha do Funchal. Cheio de restaurantes para turistas. Caros e nada de especial. Há um snack bar com um bom picado na marina (o mais perto da bancadas de venda dos bilhetes para a nau e outros barcos) e um no lido que tem uns papagaios à entrada é excelente.

Ilha da Madeira

Espetada em pau de louro

 

VIAJAR COM BEBÉ

Questão» Telma Cruz: Bom dia viajantes!! Prestes a viajar para a Madeira venho pedir-vos algumas dicas (ainda n tive muito tempo para pesquisar, só hoje ou amanhã vou conseguir) de locais a visitar ou sítios imperdíveis. Vou com o meu marido e uma bebe de 6 meses, serão apenas 3 dias (4,mas um deles é o de regresso e o voo é cedo)!”

Sandra Sobral:  Quando é assim tão pouco tempo e com bebé, surgiro que faça a volta a ilha de táxi (regatei o preço) eles levam aos sítios principais….E consegue gerir melhor o tempo do que andar a conduzir / descoberta….

Misa Coelho:  Quanto ficou o taxi para dar essa volta?

Sandra Sobral:  Não me recordo do valor exacto, porque foi assim que fiz na primeira vez… E já foi a algum tempo.Depois disso já voltei a Madeira, para passagens de ano, férias de verão…Mas na minha opinião… Um dia para a volta a ilha…E depois se o bebé “colaborador” perto mercado dos lavradores e do local onde se apanha o teleférico saiam is transportes públicos, para vários sítios da ilha…

Nelio Pereira: Muito pouco tempo Telma 😛 de qualquer forma, para os 3 dias eu sugeria: dia : subida pela Serra de água até ao Paul da Serra e descida para o porto Moniz, com o regresso junto ao mar, por são Vicente. E se sobrar tempo, poderia sair da Serra de água em direção à Ponta do sol, assistir ao pôr do sol. Dia 2: Caniço, Santa Cruz, Machico e caniçal, ou seja, a costa Oeste da ilha. E finalmente o dia 3 poderia ser aproveitado para conhecer a baixa do Funchal… E se tiver tempo, subir ao pico do areeiro. É a minha sugestão, só não sei se a bebé permitirá fazer tudo isto 🙂

Telma Cruz:  Obrigada 🙂 Sim,vamos andar ao ritmo da bebe e fazer o k ela permitir”

Mónica Graça: A Madeira é linda. Na minha opinião se é a primeira vez na ilha, com bebé e apenas 3 dias, alugue um carro e deixe-se perder pela ilha. Pare na Ponta do sol numa esplanada à beira do mar para petiscar e ver o por do sol. Visite o Jardim Tropical Monte Palace. Ande ao seu ritmo e da bebé pois qualquer caminho que fizer vai conhecer as belezas da ilha. Antes de grandes planos teste como a bebe vai reagir à altitude 😉 Boa viagem

Noemi Macedo da Cunha: Não conheço a Madeira, mas fiz São Miguel, nos Açores, com o meu filho com 4,5 meses e, o carro foi mesmo a melhor opção. Até para mudas de fraldas inesperadas, irritações passageiras, dificuldade em fazer sestas no carrinho, etc. É óptimo ter um “porto seguro” 

Telma Cruz:  Obrigada a todos 🙂 Sei q 3 dias é muito pouco mas como a pequena iniciou a alimentação. Vamos alugar carro sim 🙂 Em S. Miguel (antes da pequena nascer) estivemos 5/6 dias e achamos pouco p issl acredito q regresse da Madeira com vontade de voltar!! Vamos tentar aproveitar ao maximo,obrigada pas dicas” 

Ilha da Madeira

Câmara de Lobos

 

VISITAR DURANTE O INVERNO

Questão» Ana Maria Gomes:No inicio de Fevereiro estou a pensar ir à Madeira (aproveitar o preço do voo) durante 3 dias. Será que é viável? Tenho algum receio por causa das cheias e do tempo em si. Experiências?”

Tânia Miguel:  É viável, sim.. a meteorologia nunca se sabe. E vale sempre a pena arriscar. No ano passado fui à madeira em dezembro e apanhámos muito bom tempo.. 

Margarida Isabel:  Já fui à madeira em Janeiro e tive de comprar lá roupa de verão”

Lou Sericaia Lou:  Catástrofes existem em qualquer lado sobretudo no Inverno… Fui a primeira vez nos feriados de Dezembro e nunca fez frio. Fiz piscina exterior.

Petra Pereira:  Fui em Fevereiro e embora apanhasse chuva foi muito tranquilo. O tempo é muito incerto, arrisque.

Paulo Rui Brandao Amaro:  Veja bem se o preço e a viagem que refere, não lhe permite desfrutar apenas pouco mais de um dia no local. Se assim for, não faça grandes planos, se tiver mesmo os 3 dias lá, opte por dividir a ilha em 3 (Zona de Paul e Porto Moniz, zona Ponta de S. Lourenço e volta até ligar no Ribeiro Frio. Faz-se muito bem.”

Ana Silva:  Ir à Madeira é sempre viável. O que pode acontecer é não aterrar se estiver muito vento. Em relação ao tempo nunca se sabe… Já fui muitas vezes à Madeira e foi sempre bom. Aproveite!

Ana Rita Martins:  Eu já fui em Fevereiro (carnaval) e o tempo estava espectacular. E em Dezembro (fim de ano) também!

Ana Maria Soares Anacleto:  A Madeira é linda vá aproveite e não pense nisso. Já lá estive em zjaneiro com muito bom tempo , foi lá em Abril um frio de morrer e alguma chuva como tudo na vida há alturas, vai tudo correr bem

São Henriques:  Já fui em Dezembro e apanhei um tempo espetacular para tudo é preciso sorte, fui este ano em Maio e apanhei também um tempo espetacular no dia do regresso os voos estaviveram cancelados até as 4.3 por fazer muito vento no entanto no Funchal nem nos apercebemos mas o meu voo era mais tarde correu normalmente. Beijinhos e aproveite o máximo.

Ilha da Madeira

Ilha da Madeira

 

Para alojamento, consulte aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

EXPERIÊNCIAS EM PORTUGAL

- Procurar experiências
O que você quer fazer?

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural