14 Out

HOTÉIS NOS AÇORES

 

DICAS DOS AMANTES DE VIAGENS

A melhor informação sobre destinos é aquela que todos os dias são partilhados no nosso grupo de facebook AMANTES DE VIAGENS. Aqui encontra alguma informação útil dos membros, para preparar a sua próxima viagem!

Vamos ajudá-lo no planeamento da sua viagem para… HOTÉIS NOS AÇORES

 

Em pleno Atlântico, três grupos de ilhas de origem vulcânica formam o Arquipélago dos Açores. Composto por 9 ilhas. O grupo Central é constituído pelas ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial.  A Oriente pelas ilhas de São Miguel e Santa Maria. A Ocidente pelas ilhas de Flores e do Corvo.

Açores- Portugal

Mapa do arquipélago dos Açores

 

Numerosos miradouros proporcionam vistas deslumbrantes. Montanhas e vales tranquilos, cobertos de exuberante vegetação, lagoas de enorme beleza alojadas em crateras de vulcões extintos, fumarolas, géiseres e nascentes de água quente, picos imponentes e cavernas misteriosas, a contrastar com campos cuidadosamente cultivados, conferem ao arquipélago uma variedade paisagística rara. Devido a uma atmosfera isenta de poluição, a paisagem adquire tonalidades invulgares, num ambiente de tranquilidade, proporciona óptimas condições aos amantes de fotografia.

Da conjugação de todos estes factores resulta uma suavidade de cllima que adicionada à particular natureza do solo, origina uma fertilidade de terra que se traduz na presença das mais variadas e exóticas espécies vegetais.

 

Açores

Lagoa do Canário – São Miguel

 

#54 HOTÉIS NOS AÇORES

 

” Rodeado por ilhas que mais parecem miragens, deslizamos entre verdes e o azul (…)

(…) e por baixo no imenso oceano que nos sustém e fascina, vivem baleias e golfinhos que graciosamente nos recebem com encantadoras saudações.” – Turismo dos Açores

 

AS ILHAS DOS AÇORES –  ITINERÁRIOS

Pico– A Ilha do Pico deve o seu nome à imponência da montanha, que é a mais alta de Portugal (2 351 m). O Museu dos Baleeiros nas Lajes, a vinha do Pico, as vilas da Madalena, São Roque e Lajes são os pontos principais a conhecer na ilha.

Corvo– A mais pequena ilha dos Açores. Vila do Corvo, o Caldeirão (antiga cratera vulcânica com duas lagoas) e as formações rochosas de Cavaleiro e Marco são os locais a visitar.

Faial– Conheça o Miradouro da Espalamaca (vista sobre as ilhas da Horta, Pico e São Jorge), o Cabeço Gordo e a reserva natural da Caldeira. Percorra a Ribeira Funda, Praia do Norte, Norte Pequeno até à costa sul passando pela Ponta Furada.

Flores– A Rocha dos Bordões (fenómeno geológico de enorme beleza), as vilas de Santa Cruz e Lajes são os locais imperdíveis.

Graciosa– A paisagem é da Graciosa é deslumbrante. Percorra os campos de trigo e vinha e prove o vinho da Graciosa. Conheça a furna de enxofre e a vila de Santa Cruz.

Santa Maria– Suba até ao  pico Alto (ponto mais elevado da ilha- 590m de altitude) e admire a paisagem. Passeie pela Vila do Porto.

São Jorge–  Ilha de contrastes paisagísticos (pastagens de animais e por outro lado a existência de um recanto selvagem). Conheça a Fajã da Caldeira do Santo Cristo, na região da Ribeira Seca constituida por uma gruta submarina e uma lagoa.

São Miguel– Recomendamos pelo menos 3 dias na principal ilha dos Açores.

Para primeiro dia na ilha, a nossa sugestão vai para as Setes Cidades. Comece por sair de Ponta Delgada em direcção à região Ocidental da ilha. Observe a magnífica vista da Lagoa das Sete Cidades através do Miradouro da Vista do Rei. Desça à freguesia das Sete Cidades e pare na Lagoa de Santiago. Continue pela estrada do Pico do Carvão e visite a Lagoa do Canário. Antes do regresso a Ponta Delgada visite o Miradouro do Pico do Carvão e uma estufa de Ananases provando o famoso licor de Ananás.

Para segundo dia, recomendamos uma viagem iniciada pela estrada norte até Ribeira Grande. Visite o miradouro de Santa Iria. Continue até chegar às plantações de chá Gorreana, onde se produz o chá verde e o preto. Visite o miradouro do Pico do Ferro onde poderá visualizar o Vale e Lagoa das Furnas, seguindo depois para as  Caldeiras das Furnas. Almoce o famoso cozido das Furnas. Visite o Parque Terra Nostra e regresse pela costa sul, passando na Lagoa das Furnas e Vila Franca do Campo.

No terceiro dia, siga pela estrada norte, passando pela Vila de Rabo de Peixe com destino até à cidade da Ribeira Grande. Conheça a igreja de Nossa Senhora da Estrela e a igreja do Espírito Santo. Prove o Licor de Maracujá na fábrica da Ribeira Grande. Suba para a Lagoa do Fogo, até chegar ao miradouro da Lagoa do Fogo. Desça pela costa sul, passando pela vila da Lagoa, Pópulo e São Roque até chegar a Ponta Delgada.

Poderá ainda realizar um passeio a bordo de um barco para ver a magnífica costa sul da ilha e observar aves marinhas, tartarugas, peixes voadores, baleias ou golfinhos.

Terceira– Fortalezas, conventos, casas antigas de fachadas coloridas, fazem desta a ilha dos “monumentos”. Conheça Angra do Heroísmo e a Praia da Vitória.

 

 

Açores

Ponta Delgada- São Miguel

 

HOTÉIS NOS AÇORES

Lisete Monteiro: “Que hotéis aconselham em S. Miguel, Açores?”

Magda Calisto:  Eu fiquei num quarto com WC privativo através da plataforma Airbnb e não foi caro, tendo em conta o preço dos hotéisque vi e, além disso, fica numa zona de fácil acesso e onde não terá problemas em estacionar

Ana Martins : Vou para lá dentro de 15 dias e reservei no navio do vale. 5 noites com pequeno almoço 191€, mas fica a 10 km do centro de sao miguel.

Sandra Santos : São Miguel Park Hotel

Sónia Valente : Hotel o colégio . Gostei muito !!!! Bastante central e o pessoal era impecável 

Sofia Malhoa Dos Santos : Azor hotel … o mais novo cá ..

Alexandre Coelho:  Recomendo vivamente o Terra Nostra Garden Hotel, nas Furnas, com ótimo serviço e localização fantástica, junto à piscina termal. Não é o mais barato, mas ganha na avaliação qualidade/preço.

Isabel Oliveira : Marina Atlântico. Muito bom e em frente à Marina.. 

Filomena Fonseca : Hotel Arcanjo em Lagoa. PEqueno, familiar, com estacionamento privado, muito limpo. Pequeno almoço bom.

Paula Vieira : Thomas hostal, com pequeno almoço e perto de centro..Gostei muito.

Ana Martins : Vip Executive Azores Hotel

Patrícia Rodrigues : Se preferir um apartamento todo equipado e moderno aconselho o Whales Bay, em Capelas. Não é no centro mas adorei lá estar! A zona é calma e mesmo junto ao mar 

Patrícia Luz : Fiquei sempre em hostels e adorei os dois!!! 
– Azores Urban Lodge – muito bom!
– Azores holidays house! – simpatico!!”

Xana Gomes : Lince Azores, muito bom e perto do centro

Maria Manuela Grilo : Fiquei na Casa do Jardim, está instalada no piso térreo de um Palácio construído no Jardim José do Canto num parque botânico ao estilo inglês que ocupa seis hectares no centro de Ponta Delgada! É lindíssimo e não é caro! 

Açores- Portugal

Lagoa do Fogo – S.Miguel- Açores

 

Ilha das Flores nos Açores

Marco J. M. Coelho:  Boa tarde. A estadia depende do que estiver pré disposto a fazer. Por exemplo, a ilha é fértil em trilhos e para poder percorre-los assim como percorrer os restantes pontos de referência, diria que 5/6 dias. Quanto aos hotéis existem 3 em Santa Cruz. OServi-Flor, Hotel das Flores (o mais recente) e Hotel Ocidental. A minha opção foi uma guest house. 

Arquipélago dos Açores- Portugal

Ilha das Flores- Açores

 

Ilha Terceira nos Açores

‎Paula Freitas: “Caros amantes,somos 4amigas que em novembro iremos à ilha terceira, que hoteis/residencias/pensoes,turismo rural recomendam!?”

Maria João Caetano : Hotel Praia Marina na Praia da vitória estive lá no mês de Setembro muito bem localizado ou Varandas do Atlântico também na Praia Da Vitória

Marta Louro : Na Terceira recomendo Alojamento Local Terceira-Açores– Azimute AP

Arquipélago dos Açores- Portugal

Ilha Terceira – Açores

 

 Ilha Santa Maria nos Açores

Micaela Coutinho : onde podem ficar: Hotel Santa Maria, Vila do Porto, 

Luciana Magalhães: Casa do Norte- Ilha de Santa Maria – Vila do Porto – Lugar do Norte – Santa Bárbara”

Luciana Magalhães: Charming Blue em Vila do Porto”

Arquipélago dos Açores- Portugal

Ilha Santa Maria – Açores

 

11 dias pelos Açores…

‎Teresa Francisco‎: “Queria agradecer as dicas que me deram sobre os Açores. Vamos 11 dias: 5 para São Miguel, 2 para o Faial, 2 para o Pico (1 noite), voltamos ao Faial (1 noite), apanhamos avião, fazemos escala e um dia na Terceira e voltamos a Lisboa.
Hotéis: Out of the Blue em Ponta Delgada, Casa da Baía na Horta, Whale Come ao Pico no Pico e Brivaldo em Angra.
Agora falta definir roteiros e passeios, mas grande parte da viagem está definida.”

Dora Santos : Nos dias que estiver no pico ou no Faial tire uma manhã ou uma tarde para ver baleias  não sei se gostam de trilhos, mas no Faial tem alguns que valem muito a pena.

Anabela Manuel : Vai ficar alojada nas Lages do pico, aproveite para e experimentar as queijadas de vinho, tipicas da ilha, agora não me lembro do nome da pastelaria mas é só perguntar onde se fazem!

Sara Simões : Um dia na Terceira é complicado mas recomendo visitar o Jardim Duque da Terceira para ver a vista da cidade de Angra. Subir o Monte Brasil, ir ao Vulcão Algar do Carvão e à Serra do Cume. Tudo assim rapidinho consegue…

Rita Pontes : Se conseguirem encaixar um dia nas Flores, não deixem de fazê-lo

Furnas- São Miguel

 

Ilhas mais marcantes…

‎Flor Dias‎ : “Ola viajantes, quem já visitou os açores, qual ilha mais marcante?”

Alfredo Ricardo Sousa Antunes : “fui três vezes a ponta delgada. todos os açorianos de PDL que falei dizem que a mais bonita é a das Flores mas infelizmente nunca fui”

Helena Almeida : “São Jorge, Faial, Pico e São Miguel, são as 4 ilhas dos Açores que conheço e recomendo todas. São maravilhosas!”

Vitoria Lima : “Estive na Terceira, S.Miguel, Pico , Horta e Faial, mas dizem que a mais bonita é a das Flores…mas não fui..”

Paula Santos : “Olá, sou apaixonada pelos Açores. Conheço S.Miguel, Terceira, Pico Faial, S.Jorge e Santa Maria. São todas diferentes e maravilhosas”

Manuel Oliveira : “Olá só conheço S. Miguel e encheu-me a alma. Aluguei carro fiz as 3 lagoas principais Furnas, Fogo e 7 cidades, sempre aproveitando a gastronomia local, fiz uns banhos quentes na ponta da ferraria onde assisti a alguns pôr-do-sol únicos.
Andamos pelo Atlântico à procura de baleias e golfinhos, banhinhos quentes outra x na Dona Beija+ cozido das furnas lá perto… Era capaz de em 1000 palavras nao descrever todas as emoções lá vividas em 4 dias”

Paulo Pimentel: “ De todas só não conheço Santa Maria e Graciosa. São Miguel e terceira são as mais cosmopolitas. A terceira é a que tem a gastronomia mais rica e a mais selvagem e com as paisagens mais espetaculares é sem dúvida a ilha das flores.

Fatima Martins : “A Ilha das Flores é linda, mas esta sempre a chover e há coelhos por todo o lado meu deus…”

Paulo Pimentel : “Eu fui às flores em Julho. O tempo estava espetacular e não apanhei chuva. Na estrada tínhamos que ir com muita atenção por causa dos coelhos. São às centenas pelas estradas fora!”

Chrissy Jorge : “Sou do Pico mas não é por isso que nao deixo de aconselhar outras. Ja fui a todas algumas vezes. Se a viagem for poucos dias e a primeira vez nos Acores aconselho São Miguel devem alugar carro pegar no mapa e correr e ver todos os cantinhos. Se for uma semana e depois de Sao Miguel aconselho Pico e Faial. Em São Miguel mesmo que chova ha muita coisa para ver, fabrica do cha, mercado, estufas de ananás, etc …. divirtam-se!!”

Manuel Batista : “Eu já estive várias vezes nos Açores. Ainda há pouco tempo fui fazer a subida do pico até ao topo, demoramos quase um dia mas foi optimo, conheço todas excepto Flores e corvo e a que mais me encanta é S.Miguel, já a visitei inumeras vezes já fiz a meia maratona Ponta Delgada Ribeira Brava e vice-versa e penso eu que tem tudo o que as outras tem no que diz respeito á natureza.”

Ermelinda Ribeiro : “Seguramente S. Miguel, Nordeste, Furnas com a sua lagoa e o cozido, as fumarolas, Ferraria, em que se mistura água quente com a água fria do mar, são banhos inesquecíveis. Lagoa das 7 cidades, lagoa do fogo, enfim… já lá fui várias vezes e estou sempre pronta para voltar. Não esquecer a beleza da ilha Graciosa, que faz jus ao nome, é linda. Depois Faial, Pico, Flores, Sta Maria, não há palavras para tanta beleza.”

 

São Miguel- Açores

Fábrica de Chá Gorreana- São Miguel

 

Plantação de chá Gorreana- São Miguel- Açores

Plantação de chá Gorreana- São Miguel- Açores

 

PRINCIPAIS DATAS FESTIVAS NOS AÇORES

Carnaval – 2ª terça-feira, fevereiro

Novena dos Espinhos – 25 de fevereiro a 6 de março

Sexta-Feira Santa – abril

Páscoa – 1º domingo – abril

Dia da Liberdade – 25 de abril

Dia do Trabalhador –01 de Maio

Inicio de Maio – sexta-feira, sábado, domingo (5ª. domingo após a Páscoa) e segunda-feira do Senhor Santo Cristo dos Milagres

Quinta-feira do Senhor Santo Cristo –maio

Domingo do Espírito Santo –maio (7ª. domingo após a Páscoa)

Dia do Corpo de Deus – 1º domingo de junho (9ª. domingo após a Páscoa)

Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas – 10 de junho

Dia da Assunção de Nossa Senhora –15 de agosto

Implantação da República –05 de outubro

Dia de Todos os Santos – 01 de novembro

Dia de Cristo Rei –29 de novembro

Restauração da Independência –01 de dezembro

Dia da Imaculada Conceição –08 de dezembro

Dia de Natal –25 de dezembro

 

Cozido das Furnas- São Miguel

 

Para alojamento, consulte  aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

EXPERIÊNCIAS EM PORTUGAL

- Procurar experiências
O que você quer fazer?

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural