19 Mar

PARQUE NATURAL ARRÁBIDA

 

Parque Natural da Arrábida

 

O Parque Natural da Arrábida estende-se por uma área de cerca de 11 000 hectares, entre a vila de Sesimbra e a cidade de Setúbal (48 km a sueste de Lisboa), o monte de Palmela e o mar; abrangendo áreas dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra. A originalidade da paisagem deve-se quer à particularidade das suas características naturais, quer à remota humanização destes espaços que, em termos gerais, se foi desenvolvendo em harmonia com o ambiente natural. O conjunto de acidente de relevos que constituem a cadeia Arrábida, inclui elevações periféricas do Parque Natural, como sejam as serras de S. Luís, Gaiteiros, S. Francisco e Louro atinge o seu mais elevado expoente com a Serra da Arrábida, de constituição calcária, local onde se verifica o contacto da cadeia com o mar.

Panorâmica da Serra da Arrábida

Panorâmica da Serra da Arrábida

 

O Parque Natural da Arrábida, criado pela urgência de preservação de valores naturais, históricos, culturais e sócio-económicos, apresenta-se como uma área de revitalização dos espaços rurais e actividades tradicionais, procura a criação de um espaço novo, de contacto íntimo e consciente do Homem com o meio. O valor natural e paisagístico desta área é enorme, atingindo-se o auge na Serra da Arrábida, onde presenciamos uma imagem que se confunde com o agreste, o suave e o belo, próprio da paisagem calcária que se vislumbra. Os valores tradicionais, nomeadamente o Queijo de Azeitão e os vinhos de mesa e generosos são mostras da perfeita integração no meio e na vida comunitária da população.

Parque Natural da Arrábida

Parque Natural da Arrábida (sentido Azeitão)

 

Igualmente os valores históricos, como o Convento da Arrábida, incluem o elemento humano no ambiente, valorizando um contacto consciente e equilibrado do Homem com a paisagem.

Convento dos Frades Arrábidos (Convento da Arrábida)

Convento dos Frades Arrábidos (Convento da Arrábida)

 

O clima da região é temperado, estando patentes as suas características mais mediterrânicas na Serra da Arrábida, onde a amenidade do clima juntamente com a acção moderada do mar, permite afirmar que se trata de um dos melhores climas de Portugal Continental. No Inverno, em Janeiro, registam-se temperaturas com médias entre os 8-13 graus e no Verão, em Agosto, entre os 20-24 graus, o que demonstra o carácter mediterrânico da Serra. Mesmo na restante área do Parque Natural as temperaturas e a pluviosidade são favoráveis a uma fácil adaptação do Homem.

As diversas praias que ornamentam a costa, são alvo de grande procura durante a época balnear. Actualmente existem vias de comunicação que permitem uma deslocação rápida.

Praias da Arrábida

Praias da Arrábida

 

Roteiro recomendado…

Desça em direcção ao Portinho da Arrábida. A densa mata do solitário (reserva integral do Parque Natural) desenvolve-se à direita da via serpenteante. Deleite-se a passear sobre o areal, enquanto sente a brisa marinha e os aromas da terra e do mar. Visite o Museu Oceanográfico do Parque Natural, instalado no antigo Forte de Santa Maria, construído em 1676. Desça, antes de partir do local, à Gruta de Santa Margarida.

Portinho da Arrábida

Portinho da Arrábida

 

Retome a estrada, e siga no sentido das praias de Galapos, Figueirinha e de Setúbal. Não deixe de contemplar o Convento dos Frades Arrábidos, mancha branca entre a imensidão do verde.

Figueirinha

Figueirinha

 

No percurso até à cidade de Setúbal, será sempre acompanhado, pelo oceano e das escarpas da serra, contemplando a deslumbrante paisagem envolvente.

Arrábida (sentido Setúbal)

Arrábida (sentido Setúbal)

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

redHotel com Piscina Interior redHotel de Luxo redPousada redTermas e SPA redTurismo Rural