12 Dez

CONHECER O PORTO

Dizem que o Porto é cinzento, tristonho, que lhe falta aquela luz que o Tejo dá a Lisboa. Tem dias! E mesmo nesses dias não perde o encanto. Mas ontem, quando abri a janela, debruçada sobre o Douro, o sol beijou-me o rosto. Um sol com cheiro a mar. O casario da Ribeira, ergueu-se diante do meu olhar, em todo o seu esplendor. Na minha varanda, os amores-perfeitos, respiravam frescura, as últimas gotas do orvalho da alvorada. Nas ruas já se sentia o bulício do fim-de-semana. Entre os trausentes, haviam dezenas de turistas, que se amontoavam à porta das lojas de artesanato, e aqui e ali iam espreitando as ementas, comerciantes, que acabavam de compor as montras, e peixeiras de cesta à cabeça a fazer as últimas entregas da manhã.

Por volta da hora de almoço, os fogareiros saltaram para a entrada das casinhas muitas delas transformadas em restaurantes típicos. Cheirava a peixe grelhado, como na minha aldeia. E o cheiro parecia não incomodar os estrangeiros, aliás atrevo-me a dizer que vêm à procura destes cheiros, desta genuinidade tão característica da Invicta.

—Texto de Vera Ribeiro—

Rua de Santa Catarina - Porto

Rua de Santa Catarina – Porto

Quais os pontos principais a conhecer no PORTO?

A cidade do Porto situada a norte de Portugal, tem uma localização fantástica junto da foz do Douro.

Com um conjunto arquitectónico de grande importância, a cidade do Porto tem obtido cada vez maior reconhecimento mundial pela sua diversidade cultural, histórica (uma das cidades mais antigas da Europa) e com um centro histórico composto por casas típicas e ruelas que tornam este um cenário de enorme beleza. A boa gastronomia da região do Porto é também uma referência.

Aqui encontra um breve roteiro de 03 dias, com algumas das atracções principais para uma escapadela à cidade Invicta.

Porto através da margem de Gaia

Porto através da margem de Gaia

 

Para reserva de Hotéis- Clique aqui.

Hotel recomendado- Grande Hotel de Paris- Clique aqui.

Dia 1

CENTRO DO PORTO

Caso opte pelo hotel recomendado, saiba que o Grande Hotel de Paris, de estilo Belle Époque, é o hotel mais antigo do Porto e situa-se apenas a 400 metros da Estação Ferroviária de São Bento. O hotel disponibiliza quartos com um mobiliário de época e varandas privadas com vistas sobre o centro do Porto.

Avenida dos Aliados

No centro da cidade invicta, a Avenida dos Aliados é a mais importante do Porto.

É palco de todos os grandes eventos da cidade.

Avenida dos Aliados - Porto

Avenida dos Aliados – Porto

Torre dos Clérigos

A Igreja dos Clérigos no seu estilo barroco é um dos símbolos da cidade. A sua Torre pode ser vista através de vários pontos da cidade.

CLÉRIGOS

Torre dos Clérigos

 

Livraria Lello

Uma das mais belas livrarias do mundo. Inaugurada em 1906 apresenta um estilo neogótico.

Um local surpreendente pela sua enorme beleza.

Livraria Lello e Irmãos

 

Estação de S. Bento

 O átrio principal faz desta uma das estações mais belas do mundo.

As paredes da entrada da estação são compostas por painéis de azulejos de incríveis pormenores.

ESTAÇÃO S.BENTO

Estação de S.Bento

 

ESTAÇÃO S.BENTO

Azulejos da Estação de S.Bento

 

Leitaria do Paço

A sua pastelaria de cariz artesanal, confecciona desde 1920 os famosos Éclaires recheados com Chantilly, entre os quais se destaca o Éclair de Chocolate, registado como o Doce do Porto.

Rua de Sta. Catarina

É a artéria mais comercial da Baixa do Porto. O centro comercial Via Catarina pela decoração ao estilo das ruas típicas do Porto merece uma visita.  O Café  Majestic, inaugurado em 1921 é um dos principais pontos turísticos da rua de Santa Catarina. A Capela de Santa Catarina ou das Almas é uma referência que deve visitar.

RUA DE SANTA CATARINA

Rua de Santa Catarina

 

Café Santiago 

Para provar um dos principais pratos típicos do Porto, o café Santiago (frente ao Coliseu) tem uma das melhores francesinhas da cidade.

Mercado do Bolhão

É o mercado mais emblemático da cidade, existente no local desde 1850.

O mais importante mercado da cidade.

Mercado do Bolhão

 

Dia 2

CAIS DA RIBEIRA / CAVES DO VINHO DO PORTO

Sé Catedral

Situada no centro do Porto, é um dos monumentos mais antigos da cidade e dos monumentos românicos mais importantes do país.

Palácio da Bolsa

O Palácio da Bolsa foi construído em 1842 com diversos estilos arquitectónicos.

Igreja de S.Francisco

A Igreja de São Francisco é um monumento gótico, com uma excelente decoração barroca no seu interior. Possui a mais bela talha dourada de toda a Europa. A descida às catacumbas é obrigatória.

Igreja de São Francisco

 

Cais da Ribeira

O Cais da Ribeira do Porto é um dos locais mais antigos e típicos da cidade. Actualmente é um local repleto de bares e restaurantes, de onde poderá apreciar a bela ponte D.Luís, os barcos rabelos ou a visualizar a margem de Vila Nova de Gaia. Um passeio de barco pelo rio Douro é uma opção possível.

RIO DOURO

Ribeira do Porto

 

Ponte D. Luís

Estrutura metálica com dois tabuleiros, construída entre os anos 1881 e 1888, ligando as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia.

Ponte Dom Luís

 

Cais de Gaia

Durante largos séculos, o Cais de Gaia foi o porto fluvial de exportação  de diversas mercadorias, sendo uma das principais, o Vinho do Porto. Local com diversos bares, restaurantes e as famosas Caves do Vinho do Porto.

Caves do Vinho do Porto

A região do Douro, com os seus magníficos socalcos fazem parte da mais antiga região demarcada de vinho nomundo e a única que pode  produzir vinho do Porto.

PORTO

Vista panorâmica do Porto através de Vila Nova de Gaia

 

Visite umas das várias caves possíveis existentes à mais de 200 anos, conhecendo a sua história e provando os paladares distintos do Vinho do Porto. As caves Sandeman ou a Ferreira do Porto são alguns exemplos de caves mundialmente famosas.

Dia 3

FOZ DO DOURO

Palácio de Cristal

O Palácio de Cristal e os seus jardins foram projectados no século XIX. Uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade e do rio Douro.

Foz do Douro

No lado ocidental da cidade situa-se a Foz do Douro. Local onde o Douro se encontra com o Oceano Atlântico. Passeie pela margem do Rio Douro e aprecie a paisagem numa das diversas esplanadas na zona.

Sea Life

Um espaço de lazer dedicado à vida marinha.

Museu do Vinho do Porto

Foi o primeiro museu do país em 1833 pelo rei D.Pedro IV.

Retrata a história do famoso Vinho do Porto.

Casa da Música

Na Rotunda da Boavista, entre o centro histórico e a Foz, encontra a Casa da Música.

Autoria do famoso arquitecto holandês Rem Koolhaas.

Casa da Música

 

Mercado do Bom Sucesso

O Mercado do Bom Sucesso foi recentemente reabilitado, apresentando-se agora com um novo conceito onde poderá degustar o melhor da gastronomia nortenha.

Museu de  Arte Contemporânea da Fundação Serralves

A Fundação de Serralves alberga a Casa de Serralves, o parque e os jardins, e o Museu de Arte Contemporânea que foi desenhado pelo arquitecto Siza Vieira.

PORTO

Vista panorâmica do Porto

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

redHotel com Piscina Interior redHotel de Luxo redPousada redTermas e SPA redTurismo Rural