16 Mar

MAFRA

 

MAFRA

Mapa concelho Mafra

Mapa do concelho de Mafra

 

Mafra localiza-se a cerca de 40Km a norte de Lisboa. A vila de Mafra é sede de concelho no distrito de Lisboa. Em termos económicos a principal riqueza do concelho é proveniente da agro-pecuária. A sua área é fértil em vinha, produtos hortícolas, e na produção de fruta (destaque para a Pêra Rocha). Tem essencialmente indústrias alimentares e de cerâmica (actualmente muito residual), respectivamente, de abate e transformação de carnes e do fabrico de tapetes e de produtos metálicos.

Convento de Mafra

Convento de Mafra

 

Caracterizada por uma beleza verdejante, Mafra é também marcada pelo seu Palácio Nacional, um monumento imponente do barroco português. Simultaneamente Palácio, Convento e Igreja, O Palácio é um edifício do século XVIII, mandado construir pelo rei D. João V, no cumprimento de um voto. Imponente edifício, tem uma fachada com 232 m de comprimento, limitado por dois torreões; uma magnífica biblioteca com cerca de 40 000 volumes, muitos dos quais exemplares únicos, em Portugal; dois carrilhões com um total de 110 sinos, fundidos em Antuérpia e Liége, em 1730; seis órgãos; 4500 portas e janelas, e 880 salas e quartos.

Biblioteca

Biblioteca

 

A área ocupada por torreões, claustros, edifícios e pátios atinge 40 000 m2. A sua construção decorreu entre 1717 e 1735, envolveu permanentemente cerca de 50 000 operários.

Basilica de Mafra

Basilica de Mafra

 

A visita possível de realizar compreende a basílica, dedicada a Santo António, e o Palácio Nacional (o antigo hospital do convento e a monumental biblioteca). O interior da basílica é como que um museu do mármore da região de Mafra e de Pêro Pinheiro. À volta do convento fica um jardim e a Tapada Real.

Jardim interior do Convento de Mafra

Pátio interior do Convento de Mafra

 

A Tapada de Mafra (Tapada Real), área envolvente do Palácio em tempos destinada ao lazer e à caça da monarquia portuguesa, é rica em fauna e flora, e está aberta ao público para visitas.

Tapada de Mafra

Tapada de Mafra

 

Outras Igrejas e Museus (concelho de Mafra):

Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo – A Venda do Pinheiro (Mafra) congrega alguns locais dignos de visita como a Capela de Nossa Senhora do Monte do Carmo, na rua principal da Venda do Pinheiro, que guarda um conjunto importante de azulejaria barroca que revestem as paredes da nave e da capela-mor, esta rematada por uma pequena cúpula.;

Igreja do século XVII- Construída no século XVII, a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação (Mafra) foi redecorada no século XVIII, mantendo da origem os silhares de azulejos, seiscentistas do tipo tapete. A capela-mor, por seu lado, tem as paredes revestidas de painéis de azulejos azuis e brancos representando a Adoração dos Pastores e a Adoração dos Magos;

Igreja de Santo André – Localiza-se na Vila Velha (freguesia de Mafra), a 1000 m do Convento de Mafra, pela antiga Rua Serpa Pinto. De estilo romano-gótico é o templo mais antigo da freguesia de Mafra. Foi construída entre o séc. XIII e o séc. XIV e posteriormente reformulada durante os sécs. XVII-XVIII;

Igreja de Santo André

Igreja de Santo André

 

Museu Municipal Professor Raul de Almeida – Encontra-se sediado num dos edifícios nobres mais antigos da vila de Mafra, cuja construção data dos finais do séc. XVI. Mandado edificar por D. João Luís de Menezes, foi paços do concelho até ao séc. XIX, altura em que foi convertido em cadeia comarcã, função que manteve até 1972. A sua utilização como espaço museológico teve início em 1981, adotando como mentor a figura de Raúl de Almeida, professor primário de Mafra durante três décadas, que desempenhou um papel preponderante na constituição do espólio do museu da Casa do Povo de Mafra.

Encontra-se vocacionado para a etnografia e a história local, possuindo uma importante colecção de referência de olaria tradicional mafrense, que compreende peças utilitárias e figurado de barro, bem como outros núcleos temáticos, caso das colecções de traje tradicional, objectos de devoção, numismática, entre outros.

Museu Municipal Professor Raul de Almeida-Mafra

Museu Municipal Professor Raul de Almeida –  Mafra

 

Festas e Romarias:

2 de Fevereiro- Festa da Candelária;

2º Domingo da Quaresma – Procissão do Encontro;

4º Domingo da Quaresma- Procissão dos Terceiros Franciscanos;

Sexta-Feira Santa – Procissão do Enterro do Senhor;

Início de Setembro – Festa de Nossa Senhora da Lapa.

 

 

 

 

 

 

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

redHotel com Piscina Interior redHotel de Luxo redPousada redTermas e SPA redTurismo Rural