2 Set

MAFRA E ERICEIRA

Mafra e Ericeira

Mafra- O concelho de Mafra é um dos concelhos que constituem o distrito de Lisboa. A sua origem remonta á época do neolítico. É a sede de município desde 1189. Conhece o seu período mais marcante durante a edificação do Palácio-Convento de Santo António (Palácio Nacional de Mafra), por ordem de D. João V. Uma imponente obra, de destaque para a Biblioteca, o conjunto de carrilhões e os seis órgãos são um conjunto único no mundo.

Mapa concelho Mafra

Mapa do concelho de Mafra

 

O Palácio Nacional de Mafra é simultaneamente Palácio, Convento e Igreja, o Palácio é um edifício do século XVIII, mandado construir pelo rei D. João V, no cumprimento de um voto. Imponente edifício, tem uma fachada com 232 metros de comprimento, limitado por dois torreões; uma magnífica biblioteca com cerca de 40 000 volumes, muitos dos quais exemplares únicos, em Portugal; dois carrilhões com um total de 110 sinos, fundidos em Antuérpia e em Liége, em 1730; seis órgãos; 4500 portas e janelas, e 880 salas e quartos.

Mafra

Palácio Nacional Mafra

 

Mafra é o centro cultural da Região Saloia, onde poderá conhecer a etnografia e o artesanato regional.

O Jardim do Cerco e a Tapada Nacional de Mafra são outros locais de grande interesse.

Tapada de Mafra

Tapada de Mafra

 

Ericeira- O primeiro foral da Ericeira data de 1229, concebido pelo Grão-mestre da Ordem de Aviz, D. Frei Fernão Rodrigues Monteiro. Um dos episódios mais marcantes da história da Vila, diz respeito ao embarque para o exílio da Família Real Portuguesa, assinalando o fim do Regime monárquico em Portugal.

Ericeira- Portugal

Centro da Ericeira

 

Terra de gentes do mar, as praias, os pesqueiros, o património monumental e gastronómico, com base numa variedade de peixes e mariscos, constituem os seus maiores atractivos.

Ericeira- Portugal

Praia dos Pescadores- Ericeira

 

Praias na Ericeira:

Praia dos Pescadores- No centro da Ericeira, com boa acessibilidade, café bar, e excelente para crianças;

Praia de Ribeira D’Ilhas- A 1km a norte da Ericeira, bons acessos, parque de estacionamento, café bar. Excelente para a prática de surf;

Praia da Pedra Branca- A norte da Ericeira, areal de médias dimensões e boa para a prática de surf;

Praia do Matadouro- A norte da Ericeira, areal de médias dimensões, boa acessibilidade, e boa para a prática de surf;

Praia de São Sebastião- A norte da Ericeira, areal de pequena dimensão, boa acessibilidade, e boa para a prática de surf;

Praia do Algodio- A norte da Ericeira, areal de média dimensão, boa acessibilidade, café bar e boa para a prática de surf e para crianças;

Praia do Sul- A sul da Ericeira, areal de médias dimensões, boa acessibilidade, parque de estacionamento, café bar. Boa para a prática de surf e para crianças.

Praia de Surf- Ericeira- Portugal

Praia de Ribeira D’Ilhas – Ericeira

 

Outros locais a visitar…

Carvoeira- Povoação de raízes rurais viradas para o cultivo nas margens do rio Lizandro. Destaca-se a igreja Paroquial, a Capela de São Julião (inteiramente revestida a azulejos setecentista), e a igreja de N. Sra. do Ó.

Ericeira- Portugal

Praia do Lizandro

 

Praias na freguesia da Carvoeira:

Praia do Lizandro- A 2 km da Ericeira, areal de grandes dimensões, boa acessibilidade, parque de estacionamento e café bar. Boa para a prática de surf e para crianças, Praia Fluvial;

Praia de São Julião- A 7km a sul da Ericeira, com areal de grandes dimensões, parque de estacionamento e café bar. Bom para a prática de surf e para as crianças;

Praia da Vigia- A 12 km a sul da Ericeira, areal de médias dimensões, acessibilidade reduzida e parque de estacionamento.

 

Santo Isidoro- Freguesia que apresenta elementos históricos que remontam do paleolítico, neolítico e do período romano. A igreja matriz engloba o estilo Manuelino, azulejaria setecentista e imagens do século XVI. Próximo da freguesia situa-se a praia de S. Lourenço e mais a sul a praia dos Coxos.

Ericeira- Portugal

Igreja matriz de Santo Isidoro

 

Praias na freguesia de Santo Isidoro:

Praia de São Lourenço- Areal de grandes dimensões, boa acessibilidade, parque de estacionamento e café bar. Boa para a prática de surf e para crianças.

Praia dos Coxos- A 5km da Ericeira, boa acessibilidade, parque de estacionamento e café bar.

 

Encarnação- Zona de magníficas praias, como a praia da Calada. A freguesia é conhecida como a zona do famoso pão de Mafra. Quanto ao património encontramos a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação do século XVIII.

Ericeira- Portugal

Pão de Mafra

 

Praias na freguesia da Encarnação:

Praia da Calada- Praia de médias dimensões, boa acessibilidade, parque de estacionamento e café bar;

Praia Porto Barril- Boa acessibilidade, parque de estacionamento e café bar;

Praia da Assenta- Situada a 15km da Ericeira para norte, com um areal de médias dimensões.

 

Sobral da Abelheira- Freguesia que permanece essencialmente agrícola, mantendo, praticamente inalterada a paisagem bucólica que a caracteriza. A aldeia do Codeçal situada junto do Celebredo, uma das entradas para a Tapada de Mafra, possui uma curiosa ermida, dedicada a Nossa Senhora da Piedade.

Ericeira- Portugal

Sobral da Abelheira – Igreja Paroquial

 

Igreja Nova- É a freguesia que maior número de vestígios e achados arqueológicos tem produzido
(época do neolítico, calcolítico e romano). Na Capela do Espírito Santo guarda-se pintura sobre uma tábua de extrema beleza, do século XVI.

 

São Miguel de Alcainça- Na igreja matriz, de S. Miguel, observam-se azulejos hispano-árabes e setecentistas, bem como uma pia de água benta manuelina e túmulos góticos.

 

Sobreiro- Local de reconstrução de uma aldeia típica saloia. A história da pequena aldeia remonta ao nascimento do oleiro José Franco, em 1920. O seu pai era sapateiro e a sua mãe, fornecedora de porcelana, que vendia de porta em porta, bem como em muitas feiras e mercados locais. Como Sobreiro foi um importante centro para a cerâmica, José Franco estava familiarizado com o comércio a partir de uma idade adiantada, e ainda criança, deixou a escola primária, aprendeu o ofício com dois ceramistas mestres locais, antes de trabalhar de forma independente, com 17 anos de idade. No início da década de 1960, José Franco deu asas a um sonho, o de recriar uma aldeia etnográfica, com as suas memórias de infância, o testemunho do estilo de vida dos habitantes locais, como uma homenagem à sua terra natal. Local visitado por milhares de pessoas todos os anos, tornando este um local a não perder na região.

Mafraa e Ericeira- Portugal

Sobreiro- Aldeia típica de José Franco

 

Malveira- Local dos famosos doces tradicionais Trouxas da Malveira, tem umas das mais famosas feiras e antigas do país. Os primeiros dias da Feira da Malveira remontam a finais do século XVIII. Na Feira da Malveira comercializava-se sobretudo gado. A chegada do caminho-de-ferro veio alterar essa realidade e a feira começou a ser frequentada por novos fregueses e comerciantes vindos de todo o país.

Mafra- Portugal

Feira da Malveira

Hoje é possível encontrar-se quase tudo nesta feira, desde roupa, ferramentas, queijos, enchidos, legumes, pão e doces regionais, animais de criação ou até mobiliário. As quintas-feiras são definitivamente dias especiais na região saloia.

 

Vila Galé Ericeira

Vila Galé Ericeira

 

Hotéis na região de Mafra & Ericeira– Clique aqui.

 

 

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

EXPERIÊNCIAS EM PORTUGAL

- Procurar experiências
O que você quer fazer?

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural