3 Abr

MARIALVA

 

MARIALVA

Um castelo que guarda lendas e histórias. Igrejas que surpreendem pela subtileza dos detalhes. E gentes sempre simpáticas. Motivos irrecusáveis para uma estadia. Ali perto, o Parque Arqueológico do Vale Côa (Património da Humanidade), com as figuras paleolíticas, é essencial em qualquer roteiro turístico.

Singular estrutura militar medieval, situada na linha de fronteira anterior ao Tratado de Alcanices (1297), manteve a sua fisionomia praticamente intacta.

O castelo dominante, no alto de um íngreme penhasco e com a configuração oval das muralhas que circundam a vila, é o monumento mais importante do conjunto urbano.

Mapa da região de Marialva

Mapa da região de Marialva

 

O que ver…

Castelo de Marialva– No topo de um penedo granítico, em posição dominante sobre a vila e a planície cortada pela antiga estrada romana, encontra-se estrategicamente colocado na região fronteiriça do rio Côa (Ribacôa). Verdadeiro complexo medieval, suas raízes mergulham no passado histórico de Portugal, ligando-se ao trágico destino dos Távoras.

Pelourinho de Marialva– Datado do séc. XVI o pelourinho assenta numa plataforma de quatro degraus octogonais, de aresta. É constituído por coluna de base quadrada, fuste oitavado e de faces lisas, que se eleva a cerca de 4 metros de altura, e gaiola de planta oitavada.

Igreja de Santiago- Possui duas inscrições românicas, do séc. XII. Uma corresponde à parte final de uma inscrição num silhar embutido na face externa da fachada Norte da nave. Próximo, outro silhar, possui uma cruz da sagração inserta em círculo. Teve uma profunda reforma no início do séc. XVI, tendo-lhe sido implantado na frontaria o portal manuelino orientado a Poente, encimado por janela de coro redonda.

Igreja de S. Pedro – Datada do séc. XVI, actualmente já nada existe de origem românica. Possui no exterior uma magnífica tribuna e um alpendre com uma necrópole escavadas na rocha.

Torre de Menagem- Dominando toda a estrutura defensiva e a povoação, de planta trapezoidal remontando ao Séc.XIII.

Marialva

Marialva

 

Alojamento…

Casas do Juizo– Localizadas no centro da aldeia de Juízo, as Casas do Juízo são um complexo de turismo rural composto por 5 casas rústicas. Inseridas num condomínio fechado, dispõem de estacionamento privado e permitem animais de estimação mediante pedido. O complexo onde as Casas do Juízo estão localizadas inclui uma estufa, uma horta, árvores de fruto, celeiros, garagens, um terraço coberto em vidro, 2 fontes e um poço de água. Os hóspedes podem desfrutar da tranquilidade e das paisagens únicas da Beira Alta. O Aeroporto Internacional do Porto encontra-se a 233 km.

Casas do Coro– Localizadas em Marialva, estas casas de férias estão decoradas em estilo rústico e incluem uma ampla piscina e uma banheira de hidromassagem. O alojamento também dispõe da sua própria capela.

Casa do Coro

Casa do Coro

 

Artesanato…

Colchas, tapetes, naprons, escultura de santos e bonecos, olaria, latoaria e cestaria.

Artesanato de Marialva

Artesanato de Marialva

 

Gastronomia…

Enchidos e carnes fumadas, cabrito e vitela assada, doces de ovos, amêndoa, bolos de Páscoa e cavacas.

Enchidos e carnes fumadas,

Enchidos e carnes fumadas,

 

Aldeias mais próximas de Marialva:

Trancoso- 23 km; Castelo Rodrigo- 42 km

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

EXPERIÊNCIAS EM PORTUGAL

- Procurar experiências
O que você quer fazer?

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural