12 Dez

PRAIAS DO ALGARVE

O Algarve tem cerca de 200 quilómetros de costa à sua disposição. Arribas, extensos areais, praias desertas, algumas premiadas, outras menos conhecidas. O litoral algarvio inicia-se no parque natural da costa vicentina e vai até Vila Real de Santo António no extremo oposto. Uma diversidade turística de enorme beleza natural e histórica que encanta portugueses e estrangeiros.

A região ocidental é designada por Barlavento. O litoral é caracterizado de praias com falésias e formações rochosas. Costa de arribas, altas e escarpadas.

A região oriental é designada pelo Sotavento algarvio.  Nesta zona as águas são de temperatura mais quentes e a erosão marinha nesta zona está mais presente. Zona de costa de praia baixa e arenosa e dunas que definem o Sotavento.

Barlavento_e_sotavento

Barlavento e sotavento algarvio

 

O Algarve ano após ano, tem ganho diversos prémios de turismo, entre os quais, o de melhor praia e de destino de praia europeu, distinguido pelo World Travel Awards. O óptimo clima (na Primavera e no Verão), em conjunto com a boa oferta turística e gastronómica, fazem deste um destino entre os melhores do mundo.

mapa-algarve

Mapa do Algarve

 

Entre diversas possíveis, escolhemos 12  praias na região do Algarve de contrastes distintos entre si. De arribas com arcos e grutas, de acesso por trilhos, desertas ou de extenso areal, selecionamos algumas das melhores.

 

1) Aljezur» Praia de Odeceixe

Praia Odeceixe- Algarve

Praia de Odeceixe

 

A zona costeira de Aljezur é caracterizada por elevados rochedos e extenso areal. A Costa Vicentina, onde está inserida, constitui a área do Parque Natural. Zona de bom peixe e marisco.

Acesso (37º26’28.53″N   8º47’52.66″W)

A praia de Odeceixe tem acesso viário alcatroado a partir de Odeceixe (EN120), seguindo a direcção da praia durante 3kms. Existe vigilância e equipamento de apoio balnear nas proximidades, além de estacionamento.

 

2) Vila do Bispo» Praia do Martinhal

Praia do Martinhal

Praia do Martinhal

 

O concelho de Vila do Bispo possui dois tipos de costa: a costa meridional oferece enseadas e baías, e a costa ocidental composta por arribas.

O Martinhal situa-se próximo da ponta de Sagres sendo a segunda praia da costa meridional, inserida numa ampla baía a leste do cabo de S.Vicente.

Acesso (37º1’8.76″N   8º55’36.12″W)

Tem acesso viário alcatroado através da Urbanização do Martinhal em Sagres, seguindo o sentido da praia em 2 kms. Amplo estacionamento de terra batida. Tem infraestruturas balneares e vigilância em época balnear.

 

3) Lagos» Praia Dona Ana

praia dona ana-lagos

Praia Dona Ana

 

Enseadas acolhedoras rodeadas por grutas, arcos naturais e águas trasnparentes onde se adevinha o contorno das rochas submersas convida a passeios de barco pela região.

Lagos é uma cidade repleta de tradição e costumes. A actividade piscatória, o mel e os doces de amêndoa ou o artesanato regional, fazem deste um dos locais mais comospolitas do Algarve.

A praia Dona Ana já foi considerada uma das melhores praias do mundo através de publicações da especialidade.

Acesso (37º5’30.27″N   8º40’9.55″W)

Tem acesso viário alcatroado a partir de Lagos seguindo as indicações de praia. O estacionamento é amplo, existem equipamentos de apoio e vigilância em época balnear.

 

4) Portimão» Prainha

Portimão» Prainha

Prainha

 

O concelho de Portimão fica situado entre a Ria de Alvor (a poente) e o estuário do rio Arade (nascente). O litoral é caracterizado por costa rochosa e de areia fina dourada.

A piscicultura e os viveiros de bivalves fazem parte da sustentabilidade da comunidade local.

A Prainha fica localizada na proximidade da vila do Alvor entre formações rochosas. Um praia de pequena dimensão, onde poderá descer de elevador para o areal.

Acesso (37º7’6.40″N   8º34’43.43″W)

O acesso pedonal é realizado através do Aldeamento Prainha Club (na estrada M531, entre o Alvor e Portimão) seguindo as indicações de Prainha, existindo um elevador que desce a arriba e uma escadaria situada a leste. O estacionamento dentro do aldeamento é limitado e existe equipamento de apoio de praia, além de vigilância em época balnear.

 

5) Lagoa» Praia do Carvalho

Lagoa» Praia do Carvalho

Praia do Carvalho

 

A região litoral do concelho de Lagoa é essencialmente rochosa com curiosos relevos originados pela erosão. A paisagem de Lagoa é repleta de amendoeiras, figueiras e alfarrobas, assim como a olaria e cerâmica que são alguns dos meios de sustentabilidade da população local.

Acesso (37º5’12.41″N   8º25’55.10″W)

O acesso viário é alcatroado a partir de Lagoa, seguindo a indicação de praia sinalizada. Tem estacionamento automóvel e existe equipamento de apoio de praia, mas sem vigilância em época balnear.

 

6) Silves» Praia Grande

Silves» Praia Grande

Praia Grande

 

O concelho de Silves é essencialmente serrano e interior na região algarvia, existindo no litoral apenas duas praias: Armação de Pêra e a Praia Grande.

A Praia Grande tem uma paisagem natural com grande interesse de espécies de flora e fauna.

Acesso (37º5’42.19″N   8º20’33.74″W)

O acesso viário é alcatroado a partir de Pêra (junto à EN125), ou da EN269-1 (Armação de Pêra) seguindo a direcção Albufeira/Guia. Após 3kms, o caminho será em terra batida até à praia. Estacionamento próximo, apoio de praia e de vigilância em época balnear.

 

7) Albufeira» Praia da Falésia

Praia Falesia- Albufeira

Praia da Falésia

 

O concelho de Albufeira conta com vinte e cinco praias, de diversas morfologias, detendo o maior número de bandeiras azuis a nível nacional.

A praia da Falésia possui um extenso areal, sob uma arriba contínua de enorme beleza com tons fortes, ora rubros, ora esbranquiçados, criando contrastes de cores.

Acesso (37º5’10.02″N   8º10’4.75″W)

O acesso viário é alcatroado a partir da Aldeia das Açoteias. Amplo estacionamento, e diverso apoio de praia e recreativo. Vigilância em época balnear.

 

8) Loulé» Praia do Ancão

 Loulé» Praia do Ancão

Praia do Ancão

 

O concelho de Loulé oferece uma grande variedade turística: as ruas mouriscas de Loulé, o mel, a aguardente de medronho, os bolos de amêndoa e de figo, ou as actividades piscatórias da região.

Possui ainda alguns dos destinos mais luxuosos de todo o Algarve: Vale do Lobo e Quinta do Lago.

A praia do Ancão situa-se no Parque Natural  da Ria Formosa. Um extenso areal e vastos campos dunares repletos de plantas aromáticas.

Acesso (37º1’59.25″N   8º2’21.58″W)

Acesso viário alcatroado a partir de Almancil, em direcção ao Garrão/Ancão durante 7kms. Através do empreendimento turístico, inicia-se um percurso em terra batida de 1,5kms. Estacionamento amplo, com apoio de praia e de vigilância em época balnear.

 

9) Faro» Ilha Deserta (Barreta)

Faro» Ilha Deserta (Barreta)

Ilha Deserta (Barreta)

 

O concelho de Faro abrange a península do Ancão e as Ilhas da Barreta (Deserta) e da Culatra.

A presença do Parque Natural da Ria Formosa possui uma notável biodiversidade ecológica.

As praias da Ilha Deserta são dos locais mais belos do Algarve.

Acesso (36º57’53.62″N   7º52’22.56″W)

Acesso de barco a partir de Faro (Cais da Porta Nova, estacionamento amplo próximo do cais). Possui equipamento de apoio e vigilância em época balnear.

 

10) Olhão» Praia da Fuseta

fuzeta

Praia da Fuseta

 

O concelho de Olhão possui cinco praias que estão situadas em pleno Parque Natural da Ria Formosa.

A praia da Fuseta situa-se na zona oeste da Ilha de Armona, em frente à vila de Fuseta. O areal é extenso e deserto, com a formação de piscinas naturais na baixa-mar.

Acesso (37º2’34.23″N   7º44’39.65″W)

Acesso por barco a partir do Cais da Fuseta. Estacionamento amplo junto ao Cais de embarque. Apoio de praia e vigilância em época balnear.

 

11) Tavira» Ilha de Cabanas

 Ilha de Cabanas

Ilha de Cabanas

 

O litoral do concelho de Tavira é arenoso e de areia fina e de água morna.

Na zona leste de Tavira, surge a Ilha de Cabanas numa estreita faixa de areia que se estende até à barra de Cacela. A Praia fica situada frente à povoação de Cabanas. Região de boa gastronomia, tais como, ostras, amêijoas, polvo ou peixe grelhado.

Acesso (37º8’1.45″N   7º35’26.20″W)

Acesso por barco a partir do cais na marginal de  Cabanas. Estacionamento junto à marginal. Apoio de praia e vigilância em época balnear.

 

12) Vila Real de Santo António» Praia de Cacela Velha (Fábrica Mar)

Praia de Cacela Velha (Fábrica Mar)

Praia de Cacela Velha (Fábrica Mar)

 

O concelho abrange uma faixa litoral entre Tavira e Castro Marim até à foz do Rio Guadiana.

As praias da região são de águas tranquilas e mornas, que atraem bastantes turistas na época balnear.

A praia de Cacela Velha situa-se no extremo nascente da Ilha de Cabanas, próximo da barra de Cacela.

Em Julho de 2015 foi considerada uma das 15 melhores praias do mundo. A distinção foi atribuída pela versão espanhola da revista “Traveler”.

Acesso (37º9’4.55″N   7º32’56.83″W)

Acesso por barco a partir do cais do Sítio da Fábrica, a cerca de 1,5kms de Cacela Velha. Estacionamento junto ao local de embarque. Não possui apoio de praia e nem vigilância em época balnear.

algarve

Praias do Algarve

 

Passeios & Gastronomia:

1) Descubra o Cabo de S. Vicente e a sua fortaleza em Sagres;

2) Prove os famosos doces de amêndoa: o Dom Rodrigo ou o Morgado de Amêndoa. Beba um Medronho ou uma Amarguinha;

3) Conheça a vida nocturna de Albufeira;

4)  Passeie de barco pela região de Lagos, e aprecie a enorme beleza natural de praias e grutas formações rochosas;

5) Visite a Marina de Vilamoura e o Casino;

6) Prove o Arroz de Lingueirão em Olhão;

7) Pratique Golfe nos melhores campos do país;

8) Experimente um dos diversos parques aquáticos/temáticos do Algarve: Zoomarine, Slide&Splash ou o Aquashow como exemplo;

9) Percorra a Serra de Monchique e Parque Natural do Sudoeste Alentejano;

10) Conheça as inúmeras e diversificadas praias ao longo de quase 200kms.

O que comer?

Sopa de berbigão com coentros;

Sopa de conquilhas;

Sopa de baldroegas;

Xerém  à moda de Tavira;

Galinha mourisca;

Arroz de Safio;

Feijoada de búzios;

Arroz de lingueirão;

Cataplana de peixe ou marisco;

Variedades de peixe fresco e marisco;

Doces regionais do Algarve (à base de amêndoa).

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

EXPERIÊNCIAS EM PORTUGAL

- Procurar experiências
O que você quer fazer?

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural