26 Jan

FLUVIÁRIO DE MORA

FLUVIÁRIO DE MORA

 

História e localização

A vila de Mora está inserida no distrito de Évora. É data incerta a formação do município, mas pensa-se ter sido constituída no início do século XVI.

Situada a 120kms de Lisboa, 57kms de Évora e a 22kms de Montargil.

O Fluviário de Mora é uma das principais atracções turísticas da vila.

Fluviário de Mora @ credits CMM

Fluviário de Mora @ credits CMM

 

A visitar

Igreja Matriz; Igreja de Brotas; Santa Casa da Misericórdia (séc.XVII); Torre Águias; Anta Pavia; Pelourinho Cabeção; o recente Museu Interactivo do Megalitismo e o Fluviário de Mora.

Museu Interactivo do Megalitico @ credits CMM

Museu Interactivo do Megalitico @ credits CMM

 

Festas e Romarias

Festa de Nossa Senhora das Brotas (Agosto); Feira dos Passos (segunda semana antes da Páscoa); Feira Anual de Mora  (Setembro); Festa das Migas  (Fevereiro).

Cartaz Mês das Migas 2017 @ credits CMM

Cartaz Mês das Migas 2017 @ credits CMM

 

Fluviário de Mora

O Fluviário de Mora é um aquário público dedicado aos ecossistemas de água doce, privilegiando o conhecimento da sua diversidade, importância e relação com a humanidade. Foi inaugurado a 21 de Março de 2007 e ao longo da visita ficará a conhecer algumas das espécies dulciaquícolas de Portugal da nascente até à foz, outras que ocorrem na Península Ibérica, e também da bacia hidrográfica do rio Amazonas e dos grandes lagos africanos do vale do Rift. Com a água doce como tema transversal a diversas áreas de conhecimento e culturas, a visita a este aquário é um local de sensibilização para cuidarmos desses ecossistemas que albergam uma enorme diversidade, apesar da água doce disponível em estado líquido à superfície constituir somente 0,01% de toda a água do planeta Terra.

Fluviário de Mora @ credits CMM

Fluviário de Mora @ credits CMM

 

Fluviário de Mora @ credits CMM

Fluviário de Mora @ credits CMM

 

Fluviário de Mora @ credits CMM

Fluviário de Mora @ credits CMM

 

Horário: 2ª a Domingo Verão 10h00 – 19h00 Inverno 10h00 – 17h00

Telefone: 266 448 130

Site: www.fluviariomora.pt

Freguesia: Cabeção

Coordenadas: 38.955698, -8.106687

 

Ponto de interesse nas proximidades…

Museu Interactivo do Megalitismo

Localizado praticamente no centro da vila de Mora, a escassos quilómetros do Fluviário, o Museu do Megalitismo, único a nível nacional, é a concretização de um sonho antigo da autarquia (inaugurado em 2016), no sentido da valorização do vasto e riquíssimo património megalítico existente no Concelho.

O Museu Interactivo do Megalitismo de Mora resgata uma infraestrutura historicamente importante para a população, a antiga Estação do Caminho de Ferro. A inovação, o dinamismo e a interactividade marcam a diferença neste equipamento único a nível nacional. Um espaço de cultura e lazer, cuja exposição permanente dá a conhecer o legado arqueológico da região, resultado do vasto trabalho desenvolvido ao longo dos anos. A criação desta nova valência representa também o crescimento da oferta turística e sócio-económica do Concelho, funcionando como complemento à já existente, como é o caso do Fluviário de Mora.

Museu Interactivo do Megalitico @ credits CMM

Museu Interactivo do Megalitico @ credits CMM

 

Museu Interactivo do Megalitico @ credits CMM

Museu Interactivo do Megalitico @ credits CMM

 

Horário: 3ª Feira a Domingo (excepto Feriados) 10h00 – 17h30 (última entrada às 17h00)

Telefone: 266 439 074

Site: www.museumegalitismomora.pt

Freguesia: Mora

Coordenadas: 38.946870, -8.161086

 

Gastronomia da região

Açorda de Bacalhau; Gaspacho; Ensopado de Borrego; Migas; Coelho à Caçador; Sopa de Cação; Tomatada; Sopa da Panela e Sopa de Beldroegas.

Mês das Migas @ credits CMM

Mês das Migas @ credits CMM

 

Mês das Migas (Fevereiro 2017)

Migas de espargos, migas de batata, migas gatas, migas de coentros, migas de ovas, migas de tomate, migas de couve-flor, migas de enchidos… na base está, como não poderia deixar de ser, o pão alentejano. E no que toca a acompanhamentos, as combinações são as mais variadas. Sabe-se, são migas para todos os gostos!

O Mês das Migas, iniciativa da responsabilidade da Câmara Municipal de Mora, conta já com duas edições. Acontece no Concelho de Mora, anualmente, durante todo o mês de Fevereiro e envolve na sua realização a maioria dos restaurantes de Brotas, Cabeção, Pavia e Mora. Apesar de serem pratos constantes nos cardápios dos restaurantes participantes, no decorrer do Mês das Migas a oferta é adaptada ao evento, existindo em cada um deles mais variedades destas iguarias, que tão bem fazem as delícias de quem não desperdiça uma oportunidade para as degustar.

As receitas são de base tradicional e passam de geração em geração. O que era em tempos a refeição base do típico trabalhador rural, é hoje um dos ex-libris da gastronomia alentejana. Uma receita de migas conta a história da sua existência, desde o preparar dos ingredientes, passando pela confecção, até ao servir no prato.

Com a organização de um evento desta envergadura a Câmara Municipal de Mora faz uma clara aposta na projecção económica, turística e cultural do Concelho. Mostrar e valorizar o que de melhor se faz, neste caso gastronomicamente, permite que o Mês das Migas seja um excelente cartão-de-visita na divulgação da “boa mesa” alentejana. Superando todas as expectativas, na primeira edição foram vendidas cerca de 10 mil doses de migas.

 

Restaurantes participantes da 4ª edição, a decorrer em Fevereiro de 2017: Brotas – O Poço; Cabeção – Solar da Vila, Os Arcos, A Palmeira, O Fluviário; Mora – Afonso, O Morense, Quinta do Espanhol, Solar dos Lilases, O António; Pavia – O Forno.

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

redHotel com Piscina Interior redHotel de Luxo redPousada redTermas e SPA redTurismo Rural