24 Dez

ÉVORA

Centro histórico de ÉVORA – património mundial

 

História e localização

Situada a 135km de Lisboa (430km do Porto), é capital de Distrito. O turismo é um sector de forte crescimento devido à sua beleza histórica e arquitectónica.

Integrada no reino de Portugal, em 1165, desempenhou, durante cerca de um século, papel decisivo no controlo de território a Sul do Tejo, disputado por cristãos e muçulmanos. Segundo a cidade do reino no final da Idade Média, aqui se organizaram muitas jornadas africanas; aqui se decidiu do clausulado do Tratado de Alcáçovas (1479), que dividiu o Mundo, descoberto e a descobrir, entre Portugal e Espanha; aqui viveram Rui de Sousa, o negociador do Tratado de Tordesilhas, e Vasco da Gama, em cuja casa persistem frescos renascentistas, povoados de animais fantásticos e temas orientalizantes. A cidade de hoje tem, ainda, muito do urbanismo e da arquitectura (erudita e popular) típicos da nossa “época de ouro”, razão pela qual a UNESCO classificou a cidade, em 1986, como Património da Humanidade.

ALENTEJO- PORTUGAL

Distrito de Évora

 

A visitar

Praça do Giraldo – Praça central da cidade, composta com arcadas a toda a volta e comércio local. Foi local da feira franca no tempo de D. Dinis, local de comércio, torneios, justas e touradas.

Sé Catedral de Évora – A Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, mais conhecida por Catedral de Évora, ou simplesmente Sé de Évora, apesar de iniciada em 1186 e consagrada em 1204, esta catedral de granito só ficou pronta em 1250. É um monumento marcado pela transição do estilo românico para o gótico, marcado por três majestosas naves.

Igreja de S. Francisco (séc.XIII)- Edificada por D.João II e concluída no reinado de D. Manuel I. Exemplar notável gótico, a igreja tem uma só nave (uma das maiores de Portugal), ladeada por capelas comunicantes.

Capela dos Ossos – É um dos mais conhecidos monumentos de Évora, em Portugal. Está situada na Igreja de São Francisco. Foi construída no século XVII por iniciativa de três monges que, dentro do espírito da altura (contra-reforma religiosa, de acordo com as normativas do Concílio de Trento), pretendeu transmitir a mensagem da transitoriedade da vida, tal como se depreende do célebre aviso à entrada: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”.

Capela dos Ossos - Évora

Capela dos Ossos – Évora

 

Igreja da Misericórdia- A igreja, de uma só nave e de sóbrias proporções, apresenta um majestoso conjunto de arte barroca dos séculos XVII e XVIII, sendo uma das mais belas igrejas da cidade de Évora.

Convento de São José  (séc. XVII) – Situado no largo de Avis em estilo barroco, sendo a igreja um exemplar da arte da talha dourada eborense.

Convento de Santa Clara – Situado entre as Ruas de Serpa Pinto e de Santa Clara, na freguesia de Santo Antão, em Évora, esta antiga casa religiosa de freiras Clarissas foi fundada no século XVI, pelo então Bispo de Évora, D.Vasco Perdigão. A igreja apresenta hoje um aspecto barroco (talha dourada e azulejaria do século XVIII).

Museu de Évora – Ocupa o antigo Palácio Episcopal, junto da Sé Catedral de Évora, em pleno centro histórico. A colecção do museu, contabilizada em cerca de 20 000 objectos, inclui peças de arqueologia, artes plásticas e decorativas (pintura, escultura, desenho, ourivesaria, cerâmica, mobiliário e têxteis), bem como uma colecção de ciências naturais.

Museu das Carruagens – Pertencente à Fundação Eugénio de Almeida tem algumas carruagens bem preservadas, com informação sobre as mesmas.

Igreja de São Francisco

Igreja de São Francisco

 

Praça do Giraldo - Évora

Praça do Giraldo – Évora

 

Artesanato

Madeira, barro, mármore, azulejo, bordados, peles, rendas, têxteis, cabaças, trabalhos em cortiça.

Trabalho executado em cortiça

 

Gastronomia

Com uma cozinha tipicamente alentejana onde prevalece a carne de porco e o pão, sabiamente utilizados na confecção de pratos, tais como a açorda, o gaspacho, a sopa de toucinho, o ensopado de borrego. Na doçaria as especialidades são as barrigas de freira, as queijadas, os doces de ovos, gila e amêndoas, entre muitos outros.

Migas com entrecosto

 

Évora

Évora

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

redHotel com Piscina Interior redHotel de Luxo redPousada redTermas e SPA redTurismo Rural