19 Nov

ALENTEJO

DICAS DOS AMANTES DE VIAGENS

A melhor informação sobre destinos é aquela que todos os dias são partilhados no nosso grupo de facebook AMANTES DE VIAGENS. Aqui encontra alguma informação útil dos membros, para preparar a sua próxima viagem!

 

Vamos ajudá-lo no planeamento da sua viagem até… ALENTEJO (Portugal)

 

O Alentejo oferece história, aventura, natureza e experiências para quem o visita. São diversos os espaços e cenários para passeios a pé, a cavalo, de bicicleta, de balão ou de barco. Pode provar a gastronomia regional, desfrutar dos melhores hotéis e Spas, conhecer praias desertas e parques naturais. Experiências radicais no ar, na água ou em terra. Conhecer a história, o património, a natureza, a gastronomia e as tradições regionais.

Mapa do Alentejo

Mapa do Alentejo

 

 #41 ALENTEJO

 

ALOJAMENTO

Questão» Joana Reis: Sugestões de turismo rural na costa vicentina ou Alentejo? . Ambiente acolhedor, lareira e boa comida!”

Francisco Lopes: “ monte da moirana

Ana Sofia:  Vila gale do alentejo. A açorda é maravilhosa  herdade da amieira mesmo na costa vicentina.

Ana Maio:  Herdade do Touril

Rita Caetano : Monte do Adail

Carina Estrela:  Herdade do Sardanito da Frente

Eloisa Santos:  Marvão quinta do vaqueirinho

Teresa Paula Moreira:  Casas da Juromenha

Daniela Santos:  Herdade do Amarelo

Leandra Meneses de Lima:  Herdade dos grous e Torre de Palma são top 

Margarida Novais:  Monte do Zeca (cavaleiro – entre zambujeira do mar e mil fontes) ou Casas do Moinho (odeceixe – turismo de aldeia), aconselho vivamente tanto um como outro

Ana Rita Ferreira Gama:  Agro turismo do roxo

Alentejo- Portugal

Rota do vinho do Alentejo

 

Questão» Rhenielle Domingos: Olá, preciso de uma dica: hotel com piscina água quente para o fim de semana de feriado de novembro e Dezembro? No Alentejo (2 adultos + criança 8anos+ bebe 6 meses ).”

Maria De Jesus Cristo:  Lago Montargil”

Alice Cipriano Duarte:  Hotel Marmoris em Vila Viçosa

Sandra Rosado:  Hotel Marmoris vila Viçosa excelente !!!

Anabela Martins:  Monte Góis, em Almodôvar, já ouvi falar muito bem de lá.

Andreia Pires: “ H2O em Évora

Júlia Costa:  Vila Galé em ÉVORA”

 

Publicação de fotos»  Madalena Madalena Monge: Também temos lugares muito bonitos para visitar e ficar…uns dias. Em Baixo Alentejo: Monsaraz, Moura, Amareleja, Vila Nova de Milfontes”

Maria Elisa:  já agora Serpa 

Carlos Menezes O Carlitos:  Vila Nova de Mil Fontes tem umas praias lindíssimas…paz…”

Estela Pereira:  Uma região de Portugal que tem sempre encantos seja qual for a estação do ano. É uma comida maravilhosa, para o meu gosto.

Irene Pereira:  O nosso país todo é muito lindo. Por vezes vamos para fora e nem conhecemos bem o que cá temos……e o Alentejo a nível de paz e calma, é sem igual.

Manuela Delgado:  É uma grande verdade. Já estive em Monsaraz e Moura e adorei

Ró Vale:  Lindos, são, muito mesmo, o pior é o calor…..e também gosto imenso da cozinha alentejana!

Distrito de Beja

Distrito de Beja

 

ROTEIRO

Questão» Carla Moura: “No verão vamos de caravana de férias pelas praias do alentejo ,e voltamos pelo interior do país, alguma sugestão de lugares, praias, restaurantes, tasquinhos e parques campismo que aconselhem?”

Manuel Pinto:  Seguir a costa por ali a baixo… muita praia e restauração… Parques, Vila Galé a seguir à comporta, alguns km, desvio na estrada nacional, dantes parte era em terra batida mas já devem ter alcatroado, o parque é sossegado mas agradável, praia é só descer a falésia. Melides, Lagoa S. André, boas praias e vários parques. Porto Covo e suas prainhas, Parque do Sitava, (estrada entre Porto Covo e Vila nova Milfontes) grande com muita sombra, mas em Agosto esgota por vezes, praia logo à saída do parque, do outro lado, descer a falésia . Vila Nova(tem 2 parques) restauração variada, o mais famoso, Pátio Alentejano e Tasca do Celso, bons , precisa de marcação e carteira gordita. Zambujeira do mar, esplandas onde se come bem, tem parque próximo. Pode arriscar ir em direção a azenha do mar pela estrada que passa junto da praia, tem umas subidas e descidas acentuadas, não sei que caravana possui, alguns km de terra batida, mas poupa mt km. Passa pela praia do Carvalhal. Na azenha tem um ótimo restaurante, bom e barato, famoso pela qualidade do marisco, pode é ter de esperar… e depois continuar para Sul

Roberto Goncalves:  Passe por Lagos, praia da Batata até à praia D. Ana sem esquecer o centro histórico e da noite de Lagos. Tem parque de campismo muito em conta não se vai arrepender

Manuel Pinto:  Entre Vila do Bispo e Lagos fiquei no parque Salena, achei interessante e agradável, pelo menos em época baixa. Tem uma parte para naturistas

Nuno Silva Costa:  Aljezur e arrifana.

Luisa Nunes:  Ora pelo interior do país…..Alcoutim que é lindíssimo e tem praia fluvial; Mértola com o vale do Guadiana, o pulo-do-lobo e a praia fluvial das minas de S Domingos; mais acima Serpa tem gastronomia brutal, aproveita e dá um salto ao Alqueva, sobe a Monsaraz, vê as estrelas como só ali se conseguem ver, mais acima dá um salto a Jorumenha, aldeia requalificada junto às margens do Guadiana novamente, aproveita e deleita-se na imensidão da paisagem espanhola…..volta por Estremoz e dá um giro pla antigas pedreiras de mármore cheias duma água verde-azulada que dá vontade mergulhar (algumas ainda em funcionamento), depois Évoramonte que como o nome indica fica….lá em cima, lindo lindo lindo…uma aldeia a não perder quase perdida na vasta paisagem alentejana depois Montemor e a sua sopa de cação que é de chorar por mais no restaurante Arado no alto do monte da nossa Senhora da Visitação e depois por aí fora….(não sei que percurso quer fazer mas se precisar da continuação, diga; com todo gosto continuarei a fazer de ‘guia’…. Boas curvas!!!

Manuel Pinto:  Monsaraz, Évora, Redondo, Alandroal, Elvas (muito para ver, por exemplo forte da Graça, recentemente recuperado, museus, etc) Olivença, Badajoz, regressa por Borba/Vila viçosa (Palácio, Castelo), por exemplo, Estremoz, (museu, Castelo); Arraiolos, Mora(Pavia, anta capela, museu, igreja) Cabeção ( comer umas migas na Palmeira, Fluviário e passadiço) Mora (museu megalitismo a abrir brevemente), Brotas (Igreja e torre das águias), depois, não sei onde reside…

Alentejo- Portugal

Templo de Diana- Évora

 

Publicação de fotos» Ana Isabel Afonso  em Praia De Odeceixe, Costa Vicentina.”

Mario Andre:  umas das minhas praias favoritas e logo a seguir em Aljezur a da amoreira tbm é brutal e muito parecida com essa de Odeceixe!

Mario Andre:  preferir prefiro as praias da Amália e as que estão entre azenha do mar e zambujeira do mar, adoro as cascatas de agua doce a irem para o mar!! 

Natasha Marta Marinhais: “ A praia da Amália já era…Conheço a costa vicentina toda, há praias escondidas maravilhosas

Mario Andre:  As escondidas são as melhores! Mas cada vez mais estão a deixar de ser escondidas, como a da Amália já é ponto turístico!

Ana Cristina Tavares Ribeiro:  A praia mais bonita do nosso país. Quando a comecei a frequentar há 28 anos nos primeiros dias de Agosto não éramos mais do que 20 pessoas naquele imenso areal.bem diferente dos dias de hoje..

Marvão

Marvão

 

COSTA VICENTINA

Carla Maria Graça: Uma pergunta rápida: Da costa Vicentina, que praia escolheriam para dar a conhecer a zona? Quero ir com uns amigos, mas tenho dúvidas. Também quero ir a Sagres, cabo de S. Vicente e Carvoeiro, tudo no mesmo dia…”

Alexandra Falcão:  Vila nova de mil fontes

Angela Santos Vieira” Eu gosto muito da Zambujeira do mar…”

Maria Helena Correia:  Toda a costa vicentina é linda….mas as minhas praias preferidas são Almograve e a Arrifana….beleza selvagem 

Nadia Lourenço:  Almograve… arrifana… algumas praias na zona de porto covo…

Cidália Teixeira: Praia Vale dos Homens

Daniela Melita Mendes:  Porto covo sem dúvidas. Samoqueira

Cidália Teixeira: “ Odeceixe

Andreia Correia:  Carrapateira, não se arrepende!

Bárbara Pinto:  Arrifana

Iris Santos:  Vila nova de Mil fontes e Porto Covo! Sem dúvida. Praias lindas, diferentes, vilas igualmente lindas! Adoro

Carla Mota:  Depende do que está à procura. Para crianças, Vila Nova de Milfontes. Para algo mais genuíno e selvagem Zambujeira do Mar, Carrapateira, Monte Clérigo ou Arrifana. Para beleza natural Odeceixe. Se procura algo relaxado e com boas esplanadas e restaurantes, Porto Covo. 

Daniela Janeiro:  Tróia, são torpes, vierinha, samoqueira, areias…

Maria Ramalho:  Estive este fim de semana em sagres e lindo mesmo fazer essa zona toda subir pelas praias do Castelejo bordinheira cordoama e seguir pela costa alentejana por Porto Covo e Vila Nova ….os perceves são óptimos

Filomena Fonseca:  Há uma série delas na Costa Vicentina a não perder. Desde POrto Covo, Zambujeira do Mar, Vila Nova de Milfontes, Arrifana, ALmograve, Odeceixe. É difícil só num dia …

Alentejo- Portugal

Praia Fluvial de Sever – Marvão

 

Questão» Ana Maria Gonçalves: Estive a falar com amigos meus sobre as nossas férias. Sempre tive vontade de fazer a costa Vicentina, mas o problema é que somos 7. Já alguém aqui fez isso? E que carro devemos escolher?”

Telma Cruz:  Costa vicentina é linda e maravilhosa… <3 Carro… N sei depende do que optarem p fazer,talvez caravana e podem pernoitar onde entenderem… Uma carrinha de 7 ou 9 lugares e ficam em hosteis,camping… Depende do k querem!

Sara Gomes:  Adoro a costa vicentina… Nos fomos de sagres até Tróia. Éramos 3 adultos e 1 bebé. Tínhamos reservado os hotéis antes d iniciar a viagem. Adoramos as paisagens por volta d Aljezur, vila nova d mil fontes e Tróia (mas um pouco “chic” demais ) em Setúbal fizemos um cruzeiro em catamaran para ver os golfinhos..

Ana Paula:  Se puderem aluguem uma autocaravana…

Lucilia Albuquerque:  É linda a Costa Vicentina, não se vão arrepender!

Soltróia (Comporta)

Soltróia (Comporta)

 

ÉVORA

Questão» Iolanda Iolanda: Gostaria de tirar uns dias em novembro para ir a Evora, o que aconselham para estadia, restaurantes e locais obrigatórios de visita? “

Petra Pereira:  Évorahotel!

Patricia Graça: “ Iolanda Monte do Sobral…. é onde tenho ido todos os anos. É uma quinta muito calma e as pessoas de lá são 5*. Se for com o namorado peça a disponibilidade do quarto para os noivos que é muito giro!

Sofia Rainha Geraldes:  Restaurante barato e muito bom, mesmo ao pé da Praça do Giraldo, é o restaurante A Choupana, na Rua dos Mercadores. É um pouco pequeno, tem de se ir cedo. Melhor Pizzaria “Ristorante Pizzeria L’Italiano”, também na mesma rua mas ao fim. Quanto ao Hotel, fiquei no Hotel Vila Galé Évora.

Estela Pereira:  Gostei do Evora Hotel. Fica um pouco longe do centro. Económico um IBIS, mesmo junto das muralhas. Pontos de interesse: Templo de Diana, Catedral, o palácio e jardins de D. Manuel, Como curiosidade a capela dos ossos. Depois a Praça do Giraldo e as ruas típicas. A Pousada pode ser visitada nas áreas comuns, mas é melhor não consumir nada no bar dados os preços. Não muito longe de Évora fica o Cromeleque dos Almendros e a caminho de Estremoz Évora Monte, uma pequena aldeia com um castelo, com uma vista magnífica. A uns 60km fica Monsaraz, mesmo junto ao Alqueva.

Sónia Queirós:  Olá.. Fiquei no Évora hotel e adorei e se tiver crianças é ótimo… Aconselho a capela dos ossos, o templo de Diana, a catedral,,, enfim tudo e bonito… E a comida excelente, migas com porco preto e pá terminar uma sericaia…

Ana Paiva:  Mar d’ar Muralhas. A uns minutos a pé do centro e muito giro. Nem precisa de pegar no carro.

Sandra Xavier Carvalho:  Mood Évora é um hotel moderno e em conta. Fazer um sight seeing é mto interessante e por 5 vale bem a pena

Ana Maio: “ Para refeições: O cruzeiro do granito, a cozinha da Catarina. Para alojamento: mar d’ar muralhas, vila galé.

 

Questão» Maria Albernaz: Bom dia, estamos por Évora neste fim de semana, o que podemos visitar ?”

Alexandra Brito:  A capela dos ossos por ex,mas essa cidade é toda uma relíquia, a gastronomia,tem k provar a sobremesa sericaia com ameixas de Elvas e um bom vinho!

Guida Vicente:  Bom Dia ! Se está em Évora não poderá deixar de ver Templo de Diana, Sé Catedral, Convento do Calvário, Capela dos Ossos, Convento Stª Clara, Há um Local histórico também muito bonito Aqueduto Águas de Prata. Se tiver tempo e gostar de pintura paleolíticas vá ate Montemor-o-Novo ver a Gruta de Escoural…

Domingos Baptista:  …e se ainda tiver tempo e disposição para fazer mais 40 Kms. tem um castelo para visitar em Monsaraz. 

Marlene Rosmaninho:  Aconselho também o recinto megalítico dos Almendres.

Maria Hercilia Carvalho:  Se tiver tempo, veja também a igreja de São Francisco, o museu da Sé, passeie no jardim onde está o busto de Florbela Espanca e visite a capela do convento do Espinheiro, aí perto, que é lindíssima. Nos arredores há o complexo megalítico de Almendres e Monsaraz que é um encanto.

Évora

Évora

 

PORTALEGRE E ARREDORES

Publicação de fotos» Odilia Mieiro: Pequena em tamanho, enorme em Beleza, assim é Marvão! Quando tantas dúvidas surgem às vezes, do que visitar no nosso País, ir a Marvão, Castelo de Vide, Portagem, Portalegre, Nisa, é um roteiro que não se esquecerá.”

Carolina Gonçalves:  Nesta região fiz: Castelo de Vide, Marvão, Assis. Gostei muito.

Cândida Gomes:  Marvão é maravilhoso!

Paulo Azevedo:  Não esquecer a pequena aldeia “Alegrete” 

Maria Hercilia Carvalho:  Importante baluarte aquando das guerras da Reconquista e, mais trade, das lutas com Castela, devido à excelente posição geográfica, Marvão merece uma visita, não só pelo legado histórico, mas também pela beleza da sua paisagem. Já andei por aqui algumas vezes…

 

Marvão

Marvão

 

BEJA E ARREDORES

Questão» Sandra Martins: “Boa noite, depois de várias sugestões ( que desde já agradeço) optei pelo clube do campo vila gale em Beja , agora queria restaurantes com comida da região e sítios para visitar. Alguém conhece?”

Hortela Pimenta:  O hotel é óptimo, mas é distante de povoações

Mónica Graça:  O hotel é longe de tudo. É otimo para relaxar e passar uns dias mas usufruindo das infraestruturas do hotel.

Patricia Fonseca:  Sou suspeita, mas passando as portas de Lisboa, para quem vai do Porto,é logo obrigatório ir a Mourão, á Adega Velhaonde pode comer a verdadeira comida alentejana e ouvir as gentes genuínas e o seu cante… visitar Monsaraz, o Alqueva…De uma forma geral, come-se bem em todo o Alentejo, nao conheço Ainda o hotel para onde vai mas sendo isolado e Vila Galé, também poderá certamente usufruir do hotel e comer bem á mesma.

Susana Oliveira:  Visitar Serpa, Moura é Mértola vale a pena

Valter Cardoso: Viajar até monsaraz e ir á herdade do esporão.

Telma Cruz:  Se tiver oportunidade visite mertola ainda k n seja pertingo vale a pena,e de caminho o pulo do lobo e a mina de S. Domingos. Para comer em Beja tem varios restaurantes e uma pastelaria optima,centenaria, ‘O Luiz da Rocha’ 

Filipa Soledade:  Em Beja Restaurante a Pipa na zona velha da Cidade! Muito bom!! 

Fernando Gameiro:  Na estrada para Serpa, pouco depois de sair de Beja, procure o restaurante Cesário, mas prepare.se, não, não é a carteira que tem que preparar, não vá sem telefonar a marcar.

Convento São Francisco- Pousada- Beja- Portugal

Pousada de Beja

 

ÉVORA- RESTAURANTES

José Luís Costa: Estou a pensar visitar Évora, que restaurantes bons e baratos aconselham? “

Ana Matias:  O quarta-feira!

Ligia Gomes:  Dom Joaquim

Ana Maio:  O cruzeiro do granito e A cozinha da Catarina

Raquel Grazina:  Pipa redonda

José Vilela:  Visite a Taskafina e prove a verdadeira comida Alentejana. Qualidade/Preço….do melhor.!

Filomena Fonseca:  Restaurante Fialho. Façam reserva. 

Planicie Alentejana

Planicie Alentejana

 

 

Para alojamento, consulte aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

redHotel com Piscina Interior redHotel de Luxo redPousada redTermas e SPA redTurismo Rural