12 Dez

GASTRONOMIA

Portugal tem uma gastronomia tão rica e variada como a sua paisagem. O melhor peixe do mundo, pescado na sua extensa costa atlântica, a cataplana, ou a caldeirada de peixe.

Conforme a região encontra uma extensa gastronomia. As tripas à moda do Porto, as iscas lisboetas, as alheiras de Mirandela, a sopa de tomate  ou o ensopado de borrego do Alentejo. Os diversos queijos e enchidos , as sardinhas, o bacalhau ou o cozido à portuguesa acompanhado dos bons vinhos portugueses. E para finalizar os doces regionais e conventuais das regiões do Minho ao Algarve, passando pelos Açores e Madeira.

Um mundo de paladares para quem aprecia a convocação de todos os sentidos em volta da mesa.

 

PORTO E NORTE

Porto e Norte de Portugal

 

Passeie pelo centro histórico do Porto, admire os edifícios antigos e as obras dos arquitectos contemporâneos como Siza Vieira e Souto Moura.

Faça um cruzeiro pelo rio Douro, ou percorra as suas margens num combóio histórico, atravessando o Douro Vinhateiro, a mais antiga região vinícola demarcada do mundo.

Visite Guimarães e seu castelo, berço de Portugal. Em Viana do Castelo suba ao Santuário de Santa Luzia durante as animadas romarias e, em Braga, a cidade dos arcebispos, não perca a Sé mais antiga de Portugal. Pratique desportos radicais em áreas protegidas da Peneda-Gerês, Alvão e Montesinho, ou simplesmente descanse e goze a beleza destes locais. Siga a rota do Vinho Verde e visite Ponte de Lima, Monção e Amarante.

 

PORTO E NORTE DE PORTUGAL

ESPECIALIDADES GASTRONÓMICAS

Caldo verde; papas de Sarrabulho; rojões; vitela e cabrito assado; chanfana; peixes do rio; arroz ou cabidela de lampreia; sável de escabeche; ensopado de enguias; posta à mirandesa; coelho à caçador; arroz de marisco; açorda de marisco; bacalhau com batatas a murro; pescada à marinheiro; bacalhau à Zé do Pipo; tripas à moda do Porto; presunto; broa de milho.

Doces: Folar doce; pudim àAbade de Priscos; bolo da Pedra; bucho doce; migas doces; folar da Páscoa; queijadas raianas; toucinho do céu; leite creme; rabanadas; papos de anjo; barrigas-de-freira.

Vinhos: vinhos verdes e vinho do Porto.

Braga- Portugal

Bacalhau à Narcisa- Braga

 

CENTRO DE PORTUGAL (BEIRAS)

Beiras- Centro de Portugal

 

Passeie em Coimbra e visite uma das mais antigas Universidades do mundo, mas não deixe de conhecer as outras cidades emblemáticas como Aveiro, Viseu, Guarda e Castelo Branco.

Descubra a natureza na serra do Buçaco, e as estâncias Termais de excelente qualidade  como a Curia, Luso e Monfortinho.

Pratique desportos de aventura nas Serras da Estrela e do Caramulo. Visite as aldeias históricas e as aldeias de xisto, ou o território preservado do Geopqrk Naturtejo.

Saboreie as caldeiradas, o leitão assado da Bairrada, os doces de ovos moles de Aveiro, ou o queijo da Serra da Estrela, acompanhado com vinho do Dão.

 

CENTRO DE PORTUGAL (BEIRAS)

ESPECIALIDADES GASTRONÓMICAS

Caldeirada de enguias; ensopado ou escabeche de enguias; peixe fresco e marisco; leitão assado da Mealhada; chanfana de cabrito; cabrito assado no forno do Caramulo; enchidos e fumados; queijo da Serra (Seia) e de Castelo Branco; arroz de carqueija; rancho à moda de Viseu; bacalhau com migas de Nelas; cabrito e papas de carolo de Belmonte; javali da Sortelha; trutas do Sabugal; espetada de mexilhões; arroz de lampreia; empadas de Castelo Branco;

Doces: ovos moles; pão-de-ló; creme queimado; folares; cavacas; broas de mel; filhós; doces da Curia; castanhas de ovos de Viseu; gargantas-de-freira da Covilhã; pastéis e brisas da Figueira da Foz; pastéis de Santa Clara (Coimbra) e Pintos de Tocha; biscoitos de azeite de Castelo Branco e tijeladas.

Vinhos: da Bairrada, espumantes, rosé, Lafões, região do Dão.

Leitão assado da Mealhada

 

GRANDE LISBOA

Grande Lisboa

 

Descubra os bairros históricos de Lisboa num passeio a pé ou de eléctrico.Visite edifícios únicos, como a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos ou, não muito longe, os mosteiros da Batalha e Alcobaça e o Convento de Cristo, em Tomar.

Namore em lugares românticos como Sintra, que encantou reis e poetas de outros tempos, ou em Óbidos, vila medieval protegida por muralhas.

Sinta a adrenalina do surf nas Praias da Ericeira e Peniche, do windsurf no Guincho e do bodyboard na Praia Grande.

Em Fátima, a 13 de cada mês, emocione-se com a fé dos peregrinos.

 

LISBOA E VALE DO TEJO

ESPECIALIDADES GASTRONÓMICAS

Sopas de peixe e caldeiradas; sopa do vidreiro da Marinha Grande; lampreia com molho de sangue e fatias de Tomar; lagosta suada de S.Martinho do Porto; enguias (ensopado e escabeche); sardinhas e carapaus assados; frango na púcara de Alcobaça; caldeirada de  peixe da Lagoa de Óbidos; marisco; caldeirada e sardinha assada de Peniche; caldeirada, marisco e sardinha assada de Sesimbra; sopa da Pedra de Almeirim; bacalhau guisado à Lisboa; salmonetes e choco frito de Setúbal; queijos de Azeitão e queijos frescos; pão saloio de Mafra.

Doces: queijadas e travesseiros de Sintra; pastéis de Belém de Lisboa; pão-de-ló de Alfeizerão; pastéis de feijão de Torres Vedras; fogaças de Palmela; tortas e esses de Azeitão.

Vinhos: Arruda,  Carcavelo, Colares, Palmela, Bucelas, Moscatel de Setúbal.

Sapateira de Ribamar – Ericeira

 

ALENTEJO

Alentejo

 

Percorra o centro histórico de Évora e visite o Templo Romano, a Sé e a Capela dos Ossos na Igreja de São Francisco.

Siga o circuito megalítico descobrindo as antas e os dólmenes, ou opte pela Rota do Fresco e visite as Igrejas de Alvito e Viana do Alentejo.

Descubra o património secular de Marvão, Castelo de Vide e Monsaraz. Descanse nas praias quase selvagens do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, ou passe uns dias a bordo de um barco-casa no grande lago do Alqueva.

Visite Mértola, verdadeiro museu a céu aberto, junto ao Rio Guadiana.

 

ALENTEJO

ESPECIALIDADES GASTRONÓMICAS

Sopas (de cação, de peixe, de tomate, gaspacho); sopa de lampreia; afogado; sarapatel; maranhos; migas com entrecosto; fígado; boleima; carne de porco à alentejana e migas; enchidos; açorda de coentros; coelho e lebre; ensopados (cabrito e borrego); feijoada de javali de Borba; ensopado de borrego com arroz amarelo de Alter do Chão; pezinhos de coentrada; pratos de caça e achigã grelhada de  Avis; poejada de bacalhau de Arraiolos; cachola; caldeirada de peixe do rio de Serpa; queijos de Nisa, Serpa, Évora ou Elvas.

Doces: Farófias do Crato; nógados e fatias paridas de Sousel;  tiborna de amêndoa e gila; sericá de Vila Viçosa; pão-de-rala; barrigas de freira; encharcadas de  Estremoz; sargalheta de Évora; morgados e papos-de-anjo de Beja.

Vinhos: Borba, Redondo, Vidigueira, Cuba e Alvito. Licores de Castelo de Vide.

Carne de Porco à Alentejana

 

ALGARVE

Algarve

 

Bronzeie-se nas praias de águas mornas e serenas, separadas, aqui e ali, por rochas, falésias ou grutas.

Jogue golfe num dos muitos campos da região, ou pratique outro desporto como o windsurf, o mergulho, a equitação, ou a asa delta. Visite cidades e vilas encantadoras como Lagos, Alte, Tavira ou Cacela Velha.

Descubra a natureza da Serra de Monchique ou no Parque Natural da Ria Formosa.

Divirta-se nas zonas cosmopolitas de Albufeira e Vilamoura.

 

ALGARVE

ESPECIALIDADES GASTRONÓMICAS

Sopas (peixe, conquilhas,baldroegas, de pão com tomate, de xarém com sardinhas); marisco e peixe fresco; cataplanas; bifes de atum de cebolada; feijoada de buzinas; sardinha assada; carapaus alimados; feijão branco com buzinas; papas moiras; cozido de rabo de boi; polvo no forno; arroz de lingueirão; cataplana de peixe ou de marisco; gaspacho; grelhados de dourada, robalo ou outros peixes de mar; perceves; peixe do rio Guadiana; xarém de torresmos; choquinhos com tinta.

Doces: Doces de figo, amêndoa e ovos; morgado; bolo de amêndoa; queijo de figo; filhós; toucinhos e  figos recheados com amêndoas; bolachas bêbedas; bolo do tacho; pudim de laranja; bolo de chila; bolo de massa de pão; Dom Rodrigo.

Vinhos e licores: Vinhos do Algarve. Aguardente de medronho e a aguardente de mel.

Feijoada de Buzinas

 

AÇORES

Arquipélago dos Açores

 

Visite a Ilha de São Miguel, aprecie as suas nascentes vulcânicas, as Lagoas do Fogo e das Sete Cidades, e saboreie um Cozido nas Furnas.

Na Terceira percorra o centro histórico de Angra do Heroísmo.

Suba ao pico da Ilha do Pico, o ponto mais alto de Portugal (2350mts.),  e admire o Pico Vinhateiro.

Aventure-se num passeio de barco para observar as baleias.

No Faial tome um gin tónico na Marina da Horta, ponto de encontro de navegantes de todos os países do mundo.

 

AÇORES

ESPECIALIDADES GASTRONÓMICAS

Cozido das furnas; alcatra de vaca; polvo guisado em vinho; cracas e lapas;  queijo da ilha;

Doces: Bolos de  massa sovada; bolos pé de torresmo; malassadas de  S.Miguel; cornucópias de Angra do Heroísmo; pudim de queijo da ilha.

Vinhos: Vinho de cheiro, verdelho e licores.

Lapas Grelhadas

 

MADEIRA

Madeira

 

Admire a deslumbrante vegetação da floresta Laurissilva, na Ilha da Madeira, seguindo os caminhos das Levadas. Experimente uma viagem alucinante, descendo do Monte até ao Funchal num carro de vime. Prove as iguarias gastronómicas como as espetadas ou o peixe-espada.

Relaxe num spa, nas piscinas naturais de Porto Moniz, ou no extenso areal dourado da praia da Ilha de Porto Santo.

Leve consigo  um pedaço da Ilha numa garrafa do famoso vinho da Madeira, nas  flores e frutas variadas, ou no artesanato,  como os bordados e vimes.

 

MADEIRA

ESPECIALIDADES GASTRONÓMICAS

Peixe-espada e mariscos; espetadas de carne; bifes de atum; milho frito;

Doces: bolo de mel; bolo podre; panquecas de abóbora; pudim de papaia; pudim de veludo.

Vinhos e Licores: boal,  verdelho e malvasia; licores diversos de mel ou maracujá.

Espetadas de Carne em “Pau de Louro”

 

Para aceder aos hotéis da região pretendida, favor clicar na região indicada da seguinte tabela.

Programa Gastronómico


Alentejo


Gastronomia no Alentejo


Programa Gastronómico


Aveiro


Sabores da Ria


Programa Gastronómico


Aveiro


Doçaria de Aveiro


Programa Gastronómico


Beiras


Fim-de-Semana Beirão


Programa Gastronómico


Beiras


Sabores da Beira


Programa Gastronómico


Braga


Bom Jesus de Braga


Programa Gastronómico


Castelo Branco


Sabores da Beira Baixa


Programa Gastronómico


Castro D’ Aire


Sabores da Beira


Programa Gastronómico


Elvas


Gastronomia e cultura no Alentejo


Programa Gastronómico


Estremoz


Queijos e enchidos alentejanos


Programa Gastronómico


Grândola


Sabores da Cultura do Lousal


Programa Gastronómico


Lagos


Doces de Amêndoa e o peixe fresco


Programa Gastronómico


Leiria


Sabores em Marrazes


Programa Gastronómico


Mangualde


O entrecosto em vinha d’ alhos e os rogões à beirão


Programa Gastronómico


Marvão


O cabrito e o borrego alentejano


Programa Gastronómico


Mértola


Sabores do Guadiana


Programa Gastronómico


Monsaraz


Gourmet Alentejano


Programa Gastronómico


Nazaré


Peixe fresco da Nazaré


Programa Gastronómico


Nelas


Fim-de-semana Beirão


Programa Gastronómico


Ponte de Lima


Serrabulho de Ponte de Lima


Programa Gastronómico


Portel


Açorda alentejana


Programa Gastronómico


Porto e Norte


Sabores do Minho


Programa Gastronómico


Sabugal


A truta,o coelho bravo e o javali


Programa Gastronómico


Tróia


Sabores do Sado


Programa Gastronómico


Funchal- Madeira


Noite típica madeirense


 

Para aceder a informação sobre RESTAURANTES, consulte o distrito pretendido no menu Conhecer Portugal.

 

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

EXPERIÊNCIAS EM PORTUGAL

- Procurar experiências
O que você quer fazer?

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural