12 Dez

CONHECER OS AÇORES

O que deve saber acerca do Arquipélago dos AÇORES?

Em pleno Atlântico, três grupos de ilhas de origem vulcânica formam o Arquipélago dos Açores. Composto por 9 ilhas. O grupo Central é constituído pelas ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial.  A Oriente pelas ilhas de São Miguel e Santa Maria. A Ocidente pelas ilhas de Flores e do Corvo.

Numerosos miradouros proporcionam vistas deslumbrantes. Montanhas e vales tranquilos, cobertos de exuberante vegetação, lagoas de enorme beleza alojadas em crateras de vulcões extintos, fumarolas, géiseres e nascentes de água quente, picos imponentes e cavernas misteriosas, a contrastar com campos cuidadosamente cultivados, conferem ao arquipélago uma variedade paisagística rara. Devido a uma atmosfera isenta de poluição, a paisagem adquire tonalidades invulgares, num ambiente de tranquilidade, proporciona óptimas condições aos amantes de fotografia. Da conjugação de todos estes factores resulta uma suavidade de cllima que adicionada à particular natureza do solo, origina uma fertilidade de terra que se traduz na presença das mais variadas e exóticas espécies vegetais.

Na águas do Arquipélago são frequentes a visualização de espécies, como o golfinho, o cachalote e a baleia.

Fortes tradições populares, como o caso das danças e cantares, as alegres touradas à corda e curiosos trajes, bem como convicções religiosas muito enraizadas que se traduzem nas inúmeras igrejas e nas procissões ao longo de todo o ano, são parte da existência deste povo simples e hospitaleiro.

AÇORES

Como ir/ reservar?

Escolha o seu alojamento aqui.

Para o voo, clique por favor aqui.

Para programa voo+hotel, aqui.

Para aluguer de automóvel, aqui.

O que levar/Quando ir?

O clima dos Açores é temperado por influência da corrente do Golfo. Não se regista grandes variações na temperatura do ar que atinge o Verão com valore médios de 23ºC. No Inverno tem aproximado de 14ºC de temperatura.

A pluviosidade é bastante acentuada nas estações mais frias, apesar de no Verão também ocorrerem por vezes aguaceiros, mesmo que mais leves e esporádicos.

O que ver?

As Furnas e as lagoas das Sete Cidades e do Fogo são as maiores atracções turísticas, mas há muito mais para ver. Cada ilha tem uma diversidade de paisagens e pontos de interesse que pretendemos deixar neste artigo um roteiro completo do que ver em cada ilha.

Ilha do Pico

 

O que comer?

Apesar de a gastronomia regional ser possível de encontrar em qualquer das ilhas, existem determinados pratos típicos em algumas das ilhas, tais como:

Pico– Torresmos, morcela, linguiça com inhame. Caldo de peixe, polvo e lulas guisadas. Vinho regional do Pico. Rosquilhas, vésperas e arroz doce.

Corvo– Couves fritas, molho de fígado, tortas de ervas do calhau, queijo artesanal com pão de milho.

Faial– Caldeirada de congro, bacalhau na telha, marisco. Filetes com molho ferrado. Vinho da ilha do Pico.

Flores– Sopa de  agrião, feijão com cabeça de porco, bolo de tijolo, linguiça com inhame.

Graciosa– Caldeiradas, linguiças e soupa de couve com carne. Queijadas da Graciosa, pastéis de arroz, capuchas, escomilhas, encharcada d’ovos, cavacas, massa sovada à barriga-de-freira. Vinho branco (aroma frutado).

Santa Maria– Caldo de nabos, caçoila, bolo na panela, sopas de império. Biscoitos encanelados e de orelha. Vinho de cheiro de S.Lourenço.

São Jorge– Amêijoas da caldeira de Santo Cristo, peixe fresco e marisco. Queijo de S.Jorge.

São Miguel– Caldo azedo, as couves solteiras, fevedouros, torresmos com molho de fígados, polvo de cheiro, arroz de lapas, lapas de molho, ensopado de truta, afonso, cozido das furnas. Os queijos da ilha, o ananás e maracujá ou o chá de Gorreana.

Terceira– Alcatras de carne e de peixe, Alfenim, Coelho de molho de vilão, Donas Amélias, Sopa do Espírito Santo. Coscorões e Massa sovada. Vinhos dos Biscoitos.

Sopa do Divino Espírito Santo

 

Lapas Grelhadas

 

Queijos da Ilha

 

Como se deslocar entre ilhas?

De barco ou avião dependendo da distância para a ilha pretendida.

Desde o primeiro  trimestre de 2015 que ocorreu a entrada em vigor do novo modelo de transporte aéreo de passageiros na região dos Açores. Designado como “encaminhamento inter-ilhas”, significa que os Açores passam a funcionar como um aeroporto único. Um serviço de encaminhamento, sem encargos para o passageiro, de passageiros em viagens no interior da Região Autónoma dos Açores, com origem ou destino em Portugal Continental ou no Funchal.

Para mais informações consulte o link da companhia aérea SATA

( http://encaminhamentos.sata.pt/

Deverá efectuar a reserva de bilhete de encaminhamento para passageiros que iniciam viagem entre Portugal Continental, Funchal e Açores, quando têm como destino uma ilha que não a de entrada nos Açores. Reserva necessária para voos de entrada ou voos de saída dos Açores.

Açores

São Miguel

Festas e Romarias

Consulte o nosso ficheiro pdf seguinte: AÇORES

AS ILHAS DOS AÇORES – ITINERÁRIOS

” Rodeado por ilhas que mais parecem miragens, deslizamos entre verdes e o azul (…)

(…) e por baixo no imenso oceano que nos sustém e fascina, vivem baleias e golfinhos que graciosamente nos recebem com encantadoras saudações.”Turismo dos Açores

Mapa_Acores

Mapa AÇORES

 

Pico– A Ilha do Pico deve o seu nome à imponência da montanha, que é a mais alta de Portugal (2 351 m). O Museu dos Baleeiros nas Lajes, a vinha do Pico, as vilas da Madalena, São Roque e Lajes são os pontos principais a conhecer na ilha.

Corvo– A mais pequena ilha dos Açores. Vila do Corvo, o Caldeirão (antiga cratera vulcânica com duas lagoas) e as formações rochosas de Cavaleiro e Marco são os locais a visitar.

Faial– Conheça o Miradouro da Espalamaca (vista sobre as ilhas da Horta, Pico e São Jorge), o Cabeço Gordo e a reserva natural da Caldeira. Percorra a Ribeira Funda, Praia do Norte, Norte Pequeno até à costa sul passando pela Ponta Furada.

Flores-A Rocha dos Bordões (fenómeno geológico de enorme beleza), as vilas de Santa Cruz e Lajes são os locais imperdíveis.

Graciosa– A paisagem é da Graciosa é deslumbrante. Percorra os campos de trigo e vinha e prove o vinho da Graciosa. Conheça a furna de enxofre e a vila de Santa Cruz.

Santa Maria– Suba até ao  pico Alto (ponto mais elevado da ilha- 590m de altitude) e admire a paisagem. Passeie pela Vila do Porto.

São Jorge–  Ilha de contrastes paisagísticos (pastagens de animais e por outro lado a existência de um recanto selvagem). Conheça a Fajã da Caldeira do Santo Cristo, na região da Ribeira Seca constituida por uma gruta submarina e uma lagoa.

São Miguel– Recomendamos pelo menos 3 dias na principal ilha dos Açores.

Para primeiro dia na ilha, a nossa sugestão vai para as Setes Cidades. Comece por sair de Ponta Delgada em direcção à região Ocidental da ilha. Observe a magnífica vista da Lagoa das Sete Cidades através do Miradouro da Vista do Rei. Desça à freguesia das Sete Cidades e pare na Lagoa de Santiago. Continue pela estrada do Pico do Carvão e visite a Lagoa do Canário. Antes do regresso a Ponta Delgada visite o Miradouro do Pico do Carvão e uma estufa de Ananases provando o famoso licor de Ananás.

Para segundo dia, recomendamos uma viagem iniciada pela estrada norte até Ribeira Grande. Visite o miradouro de Santa Iria. Continue até chegar às plantações de chá Gorreana, onde se produz o chá verde e o preto. Visite o miradouro do Pico do Ferro onde poderá visualizar o Vale e Lagoa das Furnas, seguindo depois para as  Caldeiras das Furnas. Almoce o famoso cozido das Furnas. Visite o Parque Terra Nostra e regresse pela costa sul, passando na Lagoa das Furnas e Vila Franca do Campo.

No terceiro dia, siga pela estrada norte, passando pela Vila de Rabo de Peixe com destino até à cidade da Ribeira Grande. Conheça a igreja de Nossa Senhora da Estrela e a igreja do Espírito Santo. Prove o Licor de Maracujá na fábrica da Ribeira Grande. Suba para a Lagoa do Fogo, até chegar ao miradouro da Lagoa do Fogo. Desça pela costa sul, passando pela vila da Lagoa, Pópulo e São Roque até chegar a Ponta Delgada.

Poderá ainda realizar um passeio a bordo de um barco para ver a magnífica costa sul da ilha e observar aves marinhas, tartarugas, peixes voadores, baleias ou golfinhos.

Terceira– Fortalezas, conventos, casas antigas de fachadas coloridas, fazem desta a ilha dos “monumentos”. Conheça Angra do Heroísmo e a Praia da Vitória.

Fajã Grande- Ilha das Flores

 

Ponta Delgada- Açores

Ponta Delgada- Açores

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

EXPERIÊNCIAS EM PORTUGAL

- Procurar experiências
O que você quer fazer?

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural